CÚRCUMA: A RAIZ DE OURO

DESCUBRA A MÁGICA DA CÚRCUMA COM A PIMENTA PRETA. 


Eliane Contreras | Apr 18, 2019

A cor amarela intensa revela de cara o poder antioxidante da cúrcuma. Mas existe um segredinho para você obter esse e outros benefícios da raiz prima-irmã do gengibre. 

Desinflama, regula o metabolismo, reforça o sistema imunológico, desacelera o envelhecimento das células e previne doenças graves (até câncer). Esses e outros benefícios da cúrcuma (ou açafrão-da-terra) já foram confirmados pela ciência e disseminados aos quatro cantos do mundo. Mas o que muita gente ainda não sabe é que ela precisa ser consumida da maneira correta, o que vai além da frequência. Só assim você consegue obter tudo o que a raiz oferece de bom. 

Na Índia, o uso da cúrcuma é milenar, e até hoje ela faz parte das refeições diárias, especialmente como protagonista do curry. Porém, segundo a nutricionista Natália Marques, do Centro de Pesquisa Valéria Paschoal, em São Paulo, mais importante que a frequência com que entra no prato, é introduzir a cúrcuma numa alimentação saudável. Você pode polvilhar a versão em pó (1 colher de chá) no arroz e na sopa ou bater (1 pedaço) da raiz fresca no suco ou num shot anti-inflamatório. 

O par perfeito 

Agora o segredo: combinar pimenta preta (ou pimenta-do-reino) à cúrcuma. “A piperina presente na pimenta aumenta a biodisponibilidade da curcumina (principal princípio ativo da cúrcuma) no intestino”, explica a nutricionista. Com isso, as ações anti-inflamatória e antioxidante aumenta em 2000%. E os benefícios vêm de balde: a curcumina estabiliza o açúcar no sangue,  diminui o risco de doenças cardíacas e de câncer, além de reduzir os processos inflamatórios comuns nas pessoas com síndrome metabólica (conjunto de alterações, como diabetes, obesidade e hipertensão), segundo um estudo publicado na revista norte-americana Clinical Nutrition. Mas, sozinha, a curcumina não consegue muita coisa.

Você não aprecia o gosto? “Uma possibilidade é recorrer às cápsulas (1 por dia) de extrato padronizado de cúrcuma longa, entre 200 miligramas (preventivo) e 500 miligramas (tratamento)”, complementa Natália Martins. Do contrário, use e abuse dessa especiaria nas preparações — seus pratos (e sucos) vão ficar com uma cor incrível e oferecer muito mais benefícios. Mas não esqueça da pimenta, hein!