VEGETARIANISMO

COMO SE TORNAR VEGETARIANO

DICAS PARA FACILITAR A TRANSIÇÃO


Helen Almeida | Nov 05, 2019

Se você decidiu aderir ao vegetarianismo (e ajudar a tirar o Brasil da segunda posição de país que mais consome carne no mundo, segundo a Embrapa), saiba que é possível fazer essa transição aos poucos e de maneira segura para sua saúde. Outro segredo é evitar que as dúvidas e dificuldades, comuns nessa fase, impeçam você de seguir em frente nessa decisão. 

Consultamos a nutricionista especialista em alimentação plant-based Tatiane Melo, de Florianópolis, para mostrar quais são os primeiros passos nesse processo de mudança. Caso você já esteja mais na frente, pode conferir se está no caminho certo.

UM PASSO POR VEZ

1. Escolha um dia da semana para ficar sem comer carne. Muita gente que experimenta a Segunda Sem Carne, depois de um tempo, faz também terça, quarta, quinta, sexta, sábado e domingo sem carne.

2. Respeite seu ritmo. Não se cobre demais e faça a transição sem atropelos. Deu certo ficar a segunda só nos vegetais? Repita o mesmo na quarta e na sexta, ou seja, alterne os dias sem carne. Você continua se sentindo bem? Fique quatro dias seguidos em um cardápio vegetariano. Se o seu corpo responder bem, avance um pouco mais.

3. Corte primeiro a carne vermelha e, só depois, as carnes brancas - um tipo a cada semana ou a cada quinzena ou mês. Lembre-se, não é preciso ter pressa. Funciona mais quando você dá chance do seu organismo se adaptar à alimentação vegetariana.

4. Procure variar bastante os alimentos de origem vegetal. Monotonia acaba com qualquer tentativa de mudança.

5. Não esqueça das leguminosas (feijões, edamame, ervilha, lentilha, grão-de-bico). Elas são fontes fundamentais de proteína vegetal. Mas é importante fazer o demolho – deixá-las mergulhadas na água de 8 a 12 horas (dependendo da leguminosa) para que fiquem livres dos fitatos – substâncias que impedem de o organismo absorver minerais como ferro e cálcio.

6. Assim que possível, consulte um nutricionista. É importante que um profissional avalie se você apresenta carência de nutrientes. Com os exames laboratoriais prontos e as informações sobre hábitos, ritmo de vida e condições clínicas, ele tem como montar um cardápio personalizado, que respeite seu corpo e sua saúde.

ELAS JÁ FIZERAM A TRANSIÇÃO 

As paulistanas Daniela dos Anjos e Fernanda Pires como enfrentaram as dificuldades da transição e chegaram ao objetivo de se tornarem 100% vegetarianas.  

“Me tornei vegetariana há 5 anos. quando percebi que o sofrimento e a morte dos animais não eram necessários para eu me alimentar. Mas cortei a carne aos poucos: primeiro parei de comer porco, depois carne de vaca, frango e, por fim, peixe. Segui minha intuição para montar as refeições priorizando os vegetais e acho que fiz tudo certo, pois meu corpo nunca reclamou da falta da carne. Ainda quero me tornar vegana, mas já me sinto bastante orgulhosa por seguir firme no vegetarianismo.” 

Daniela dos Anjos, 32 anos, recepcionista, de São Paulo. 

“Há um ano me peguei comparando meus animais de estimação com os que são abatidos para o consumo humano. Então dei início à mudança. Tive quatro recaídas no meio do caminho, mas não desisti e, agora, estou firme nas refeições totalmente plant-based. Pesquisei bastante sobre o assunto e conversei com muitas pessoas que já tinham feito essa transição. Assim, aprendi a consumir os nutrientes necessários. Me sinto ótima.” 

Fernanda Pires, 23 anos, sócia da Crau Vegana, delivery de comida vegana, no litoral de São Paulo.