PROTEJA-SE

TÉCNICAS DA AYURVEDA QUE AJUDAM A PREVINIR O CORONAVÍRUS

Utilize-as para aumentar a proteção contra o vírus e reforçar o sistema imunológico


Redação | Jun 26, 2020

Na live que fizemos com o dr. José Ruguê (você pode assistir no instagram @vegmagbr, no IGTV), o médico especializado em terapia intensiva e referência da ayurveda no Brasil, recomendou algumas técnicas da medicina milenar indiana para reforçar o sistema imunológico contra o novo coronavírus. São todas muito simples, mas devem ser repetidas diariamente. 

Para os adultos: 

1. Hidrate a boca. Ao acordar, bocheche 1 colher (sopa) de óleo prensado a frio (girassol, coco ou azeite) por 3 minutos. Esse autocuidado impede que o vírus fique alojado nas mucosas. 

2. Hidrate o organismo. Prepare 1 litro de chá de alfavaca ou de manjericão (use de 2 a 3 colheres de sopa da erva), com gengibre a gosto (opcional). Beba aos poucos, de hora em hora. Ajuda na imunidade. 

3. Consuma 1 colher (chá) de cúrcuma por dia. Acrescente no chá ou use como tempero de refogados, sopas, sucos, sempre acompanhada de 1 pitada de pimenta-do-reino moída na hora - a piperina potencializa os efeitos benéficos da curcumina. Dica para o chá ou suco com cúrcuma não tingir os dentes é beber com um canudo de metal ou vidro (ou outro material reaproveitável). 

4. Outra sugestão de chá é misturar 1 colher (chá) de canela em pó com outra de cravo em pó, gengibre em pó, cardamomo em pó e 1 pitada de pimenta-do-reino. Use 1 colher (sopa) desse mix para misturar em 1 copo (200 ml) de água morna. Beba após as refeições. O médico ainda sugere acrescentar jurubeba em pó ou um pouco de açúcar. Segundo ele, o açúcar conduz as ervas para o sistema respiratório, ajudando a protegê-lo.

Para as crianças e gestantes: 

Os chás podem ser consumidos por crianças acima de 2 anos; as gestantes não devem consumir ervas picantes e quentes, principalmente cravo e canela, mas podem preparar um xarope de gengibre. É só ralar o gengibre fresco para extrair o sumo e misturar com a mesma quantidade de água e de açúcar. Leve ao fogo até formar uma calda e consuma aos poucos, ao longo do dia.