DETOX NATURAL

CHÁ GELADO: REFRESQUE SEU VERÃO

Combinações de ervas também para desinchar e desintoxicar


Eliane Contreras | Feb 22, 2021

O hábito de beber chá com frequência é ótimo para hidratar o corpo e, dependendo da erva ou da combinação delas, também ajuda a acalmar, desinchar, desintoxicar e melhorar a digestão, o sono e a imunidade. Existem outros benefícios: no inverno, o chá quentinho aquece; no verão, a bebida geladinha refresca. Aliás, o chá gelado é até mais versátil. Pode ser consumido sozinho, acrescentado ao suco de fruta (vira suchá),  na forma de gelo ou picolé. A nutricionista e sommelier de chás Kátia Mendes, do Rio de Janeiro, sugere usar a bebida também em preparações doces e salgadas e drinks com e sem álcool. “São tantas as variações que é possível consumirmos chá em todas as refeições (café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia)”, diz Kátia. 

Fotos: @eliane_contreras

Mas, antes de ir direto para as receitas, a sommelier faz questão de explicar: Nem tudo o que conhecemos e chamamos de chá é chá – nomenclatura que deve ser usada apenas para as preparações que resultam da infusão da Camellia sinensis”, planta da qual é obtido o famoso chá verde, assim como os chás branco, amarelo, oolong preto e fermentado/escuro, dependendo do processamento das folhas. As bebidas feitas com as demais partes (flores, talos, sementes, brotos) são infusões ou tisanas.” 

BENEFÍCIOS DO CHÁ VERDE & CIA

Já que falamos na Camellia sinensis, vale ressaltar seus benefícios. “As folhas são ricas em polifenóis, substâncias antioxidantes capazes de promover a redução/eliminação do excesso de radicais livres do organismo.” O chá verde ainda contém vitaminas e carboidratos (polissacarídeos), além de cafeína e aminoácidos – duas substâncias que agem em conjunto e, com isso, mantêm o estado de sentinela, sem provocar euforia. Outros efeitos positivos: “Controla os níveis de glicose no sangue, é diurético e, por conter fluorina, auxilia na prevenção das cáries”. Quanto mais velha a folha, maior a concentração da substância anticárie, complementa a nutricionista e sommelier. Vamos às receitas?

3 COMBINAÇÕES DE ERVAS

Você gostaria de infusões para desintoxicar, desinchar ou relaxar? Adepta da fitoterapia, a nutricionista Karen Schlosser, de São Paulo, avisa a importância de combinar as ervas certas, e nunca mais do que cinco delas. O ideal é consumir 600 ml (de três a quatro xícaras) da bebida ao longo do dia, quente ou gelada. Como estamos na temporada de calor, a nutricionista dá dicas para acelerar o preparo da versão geladinha.

Chá verde + Hortelã + Hibiscus

detoxifica (estimula o organismo a eliminar toxinas)

Salsaparrilha + Cavalinha + Cabelo de milho

desincha (diminui a retenção de líquido) 

Camomila + Capim Santo

Relaxa (acalma o sistema nervoso)

Modo de fazer

Prepare o chá concentrado. Leve 1 copo (200 ml) de água filtrada ao fogo e deixe até surgirem as primeira bolinhas (um pouco antes de levantar fervura). Desligue o fogo e acrescente as ervas (3 colheres/chá de cada uma delas) e aguarde a infusão de 2 a 5 minutos com a panela tampada. Coe e complete com 2 copos (400 ml) de água gelada. Transfira para uma garrafinha térmica e beba aos poucos. Lembre de interromper o consumo da mistura com chá verde até às 17 horas para não ter dificuldade de pegar no sono. “Já a infusão para relaxar pode ser consumida a partir do início da tarde até a hora de ir para cama”, completa Karen.

SUCHÁ (SUCO + CHÁ)

Você pode combinar as infusões com suco de fruta, sabia? Aí, vira suchá (suco + chá). “Não existem estudos sobre a interação entre chás (Camellia sinenses) ou infusões e frutas. Mas pode-se afirmar que não há malefícios nessa combinação”, afirma Kátia Mendes. Ao contrário, resulta numa bebida nutritiva. Porém, não pode ser consumida por grávidas, lactantes e pessoas que estão tomando medicamentos.

Experimente duas combinações mega refrescantes:

Suchá de chá verde, abacaxi e manjericão

1 copo (300 ml) de chá verde gelado  

3 rodelas de abacaxi bem maduro

1 punhado de manjericão fresco

Suchá de hibiscus, morango, geginbre e maçã

1 copo (300 ml) de infusão gelada de hibiscus

6 morangos congelados

1/2 maçã sem a casca

1 pedaço de gengibre

Modo de fazer

Bata os ingredientes no liquidificador e acrescente gelo. Coe, se achar necessário.

PICOLÉ DE CHÁ 

Fáceis e divertidos, os picolés de chá com frutas são uma alternativa para crianças e adultos que ainda não gostam de chá. E não é só para o verão. “Os picolés são ótimos para aliviar a dor e inchaço pós-procedimento cirúrgico odontológico, como parte de uma dieta fria”, afirma Kátia. As combinações são infinitas. É só fazer uma infusão concentrada do chá de sua preferência, juntar água gelada e colocar em forminhas de picolé (ou forminha de gelo ou em copos). Acrescente frutas picadas ou batidas e leve ao freezer. O uso de açúcar (mel ou melado) é opcional. “Sugiro não acrescentar açúcar, assim você tem a oportunidade de treinar o paladar para sentir o sabor dos ingredientes”. Seguem três sugestões:

Picolé de chá verde e tangerina

1 copo (200 ml) de infusão de chá verde (ou preto ou mate)

1 copo (200 ml) de suco de tangerina

1 tangerina picadinha

1 colher (sopa) de melado ou mel (opcional)

Modo de fazer

Misture os ingredientes, coloque em forminhas e deixe no freezer de 4 a 6 horas.

Picolé de hibiscus com morango

2 copos (400 ml) de infusão de hibiscus

1 maçã sem a casca

10 morangos picados

Modo de fazer

No liquidificador, bata a infusão com a maçã. Misture os morangos picados, coloque em forminhas e deixe no freezer de 4 a 6 horas.

Picolé de chá verde e abacate

Ingredientes

1 abacate pequeno maduro

2 copos (400 ml) de infusão de chá verde ou oolong ou hortelã

De 1 a 2 colheres (sopa) de melado (ou mel)

Suco de 1 limão siciliano

Raspas da casca do limão siciliano, a gosto

Modo de fazer

No liquidificador, bata o abacate, a infusão da sua preferência, o melado (ou mel) e o suco de limão. Quando a mistura estiver cremosa, adicione as raspas de limão e mexa com uma colher. Coloque em forminhas e deixe no freezer por 4 horas.

VOCÊ PODE BEBER CHÁ?   

Como existe o risco da interação chá-medicamento (ou infusão-medicamento), as pessoas que estão seguindo algum tratamento de saúde devem pesquisar a possibilidade de uso. Grávida e lactantes não devem consumir a bebida (nenhum tipo) sem recomendação médica. E, para quem tem sensibilidade à cafeína, a orientação é prestar atenção às respostas do corpo com o consumo das preparações com Camellia sinensis.

CUIDADOS NA HORA DA COMPRA

Sempre observe no saquinho ou confira no rótulo se tem apenas folhas no saquinho. “A presença de outras partes da Camellia sinensis (talos, flores, sementes) caracteriza um chá de qualidade ruim”. De onde vem a planta, como é cultivada, conservada e comercializada também são fatores importantes para que os efeitos terapêuticos sejam preservados, aliás, são medidas que valem para todas as ervas.

Acrescente mais um item na lista de cuidados: prefira as opções orgânicas sempre que possível, apesar de a sommelier avisar que ainda há poucos cultivos sem agrotóxicos no mundo, especialmente da camellia. “No Brasil, o cultivo orgânico é comum apenas nas fazendas da região de Registro, no estado de São Paulo, além do Sítio Shimada/Obaatian que tem o certificado de orgânico”. Outra dica é comprar em lojas especializadas em chás, como a Tea Shop, Moncloa, Chá, Yê, Infusorina e Sítio Shimada.

Você só compra as ervas em sachê? “Felizmente, já existem saquinhos (sachês) reciclados e sustentáveis, sem o processo químico de alvejantes, que deixam resíduos nas ervas. Os modelos atuais também permitem visualizar o que contém dentro do saquinho, o que permite fazermos melhores escolhas”. Mesmo assim, a sommelier prefere as ervas a granel. “Acho encantador ver a transformação das folhas ao receberem a água quente.” Karen também prefere as ervas soltas. “É mais fácil de identificar a qualidade e evitar substâncias tóxicas usadas na selagem dos saquinhos”.