receita

CEVICHE VEGANO DE FAVAS

FÁCIL, RÁPIDO E BARATO


Jo Machado | Sep 03, 2018

Para começar minha participação na VegMag, escolhi uma das receitas veganas que eu mais gosto e que inseri no menu noturno do meu bar-restaurante, o Cibo Barcozinha. Além de trazer referências de um prato latino super popular e conhecido, cria um reencontro com um ingrediente bem brasileiro, mas que anda pouco conhecido ou até subestimado; a fava. Nessa versão de ceviche vegano de favas, o frescor e a acidez criam um tom pra lá de interessante para o prato, seja como entrada ou como prato principal. Além de ser um prato com ingredientes fáceis de encontrar, baratos e rápidos de serem preparados.

Ingredientes:

300g de favas grandes de diversas cores (vermelhas, brancas, pretas, verdes)

100g de feijão branco

100g cogumelos Hiratake frescos

100g de milho verde fresco em grãos

1/2 cebola roxa em fatias finas

5 limões

1 pimenta dedo de moça

Sal à gosto

Coentro fresco à gosto

    Modo de preparo:

    Para facilitar o cozimento, é interessante deixar as favas de molho em água filtrada da noite para o dia. Mas isso não é regra! 

    Como cada fava tem seu tempo de cozimento é interessante acompanhar de perto. Começando pelas de maior tamanho. Coloque as favas maiores na panela de pressão, cubra com água e adicione sal e suco de meio limão. Cozinhe por 20 minutos após ouvir o assovio da panela. Abra e experimente. O ideal é que fiquem al dente. Repita o processo as favas menores e com o feijão branco. Tudo bem se passar um pouco do ponto, vai dar certo! Mas não esqueça do sal e do limão. E lembre-se de sempre que as tirar do fogo, colocá-las imediatamente em água fria para cessar o cozimento. 

    Dica: Agrupe as favas e feijões por tamanho. Assim fica mais fácil e rápido para cozinhá-las.

    Corte a cebola roxa em lâminas bem finas e dê um banho de água fria para amenizar a fortidão. Abra a pimenta dedo de moça, retire as sementes e pique bem fininho. Os cogumelos podem ser consumidos crus, mas é essencial limpá-los bem. Caso você não goste dessa opção, pode passá-los ligeiramente numa frigideira sem nada de gordura. Apenas para dar uma tostadinha. 

    Num bowl de vidro, misture as favas, os feijões, a cebola, a pimenta e os cogumelos. Tempere com sal. Retire o suco dos 4 limões restantes e adicione à mistura. Mexa bem e deixe descansar por uns 15 à 20 minutos na geladeira.

    Enquanto isso, numa frigideira doure bem o milho verde. Até que fique bem tostado. Isso vai dar um tom defumado à receita. Finalizando, adicione o coentre em folhas ou picado, o milho e sirva.

    Para acompanhar, chips de batata doce, mandioca ou banana vão muito bem.

    Rendimento: 6 porções