antioxidantes

CEBOLA: BRANCA OU ROXA?

Saiba qual delas tem mais antioxidantes


VIVIANE NUNNER* | Oct 02, 2020

Ela é o tipo de tempero que as pessoas amam ou odeiam. Enquanto algumas não vivem sem, outras não suportam nem mesmo a textura. Mas o fato é que a cebola, bastante utilizada na culinária brasileira, acrescenta muito mais do que sabor às preparações. É um alimento que concentra vários nutrientes, entre eles: cálcio, fósforo, magnésio, potássio, zinco, cobre, manganês, vitaminas do complexo B e vitamina C e antioxidantes – substâncias que, em conjunto, ajudam na prevenção de doenças e no controle do metabolismo e dos níveis de colesterol. Já a adenosina, também presente no bulbo, funciona como um tônico cardíaco (impede a formação de coágulos que levam ao infarto), melhora a respiração e protege o sistema digestivo.

Entre os antioxidantes da cebola, a quercetina (um tipo de pigmento natural da família dos flavonoides) é o que mais se destaca. Atenua processos inflamatórios e sintomas alérgicos e acelera o metabolismo (estimula a queima de gordura), além de apresentar efeitos anticancerígenos e cardioprotetores. Estudos recentes afirmam ainda que a quercetina ajuda a evitar desordens cerebrais degenerativas, além de controlar a pressão arterial e os níveis de glicemia, combater o envelhecimento precoce, estimular a nutrição do couro cabeludo e até  auxiliar na performance física – ou seja, a quercetina contribui para a saúde geral do nosso organismo.

O que a branca tem de diferente da roxa  

As propriedades nutricionais das cebolas branca e roxa são muito próximas, mas, dependendo do item, a quantidade pode variar.  Vamos começar pelo valor energético: em 100 gramas, a cebola branca tem 10 calorias a menos (35 kcal), mas supera a roxa em cálcio e vitamina B. Já a quercetina (responsável pela cor violeta intenso) é bem maior na roxa, especialmente na casca – por isso, não dispense essa parte do alimento.

Como utilizar a casca de cebola? Guarde num pote, armazenado na geladeira, a casca das cebolas que você costuma usar no dia a dia e, quando juntar um bom volume, espalhe numa fôrma antiaderente e asse em forno médio de 4 a 5 minutos. Triture no liquidificador e guarde num pote fechado, em local seco, longe do calor e da umidade. Como tem sabor neutro, o pozinho da casca pode ser acrescentado em todas as preparações culinárias, junto com outros temperos. A casca (sem assar) também pode ser usada para fazer caldo de legumes caseiro ou chá para reforçar a imunidade.

Mais uma dica: corte a cebola sempre na longitudinal para aproveitar melhor a distribuição dos nutrientes no bulbo, já que tendem a ficar mais concentrados nas extremidades.

Outras boas fontes de quercetina: alcaparra, maçã vermelha, uva vermelha, frutas vermelhas (morango, amora, cereja) e cítricas, couve, tomate, brócolis, chá verde e vinho tinto.

*Viviane Nunner (@vivianenunner) é nutricionista clínica, autora do site www.vivianerunner.com.br e uma apaixonada por gastronomia.