ESPECIAL NATAL

BROWNIE COM CALDA E SORVETE DE DAMASCO

Prepare esta sobremesa vegana para sua ceia de Natal


Eliane Contreras | Dec 18, 2020

Sempre dá para tornar uma receita simples em uma sobremesa especial, como fizemos com este brownie. Gostou? Então, inspire-se: sua ceia de Natal merece. Usamos o mix pronto O Brownie, da Zaya, assim você não precisa partir do zero nem comprar um montão de ingredientes. Além disso, é uma opção vegana (não tem nada de origem animal) e livre de glúten, feita com a farinha de mandioca especial Zaya, capaz de substituir totalmente a farinha de trigo na maior parte das receitas.

O sorvete também é bem prático e feito com pouquíssimos ingredientes: banana congelada batida com parte da calda de damasco. Depois de tudo pronto, use seu talento na montagem. Ah, a combinação de sabores é perfeita. 

Foto: @ernani_mesquita 

Brownie com calda e sorvete de damasco 

Ingredientes

brownie

1 pacote do mix O Brownie Zaya

1/3 xícara (70 g) de óleo de girassol (ou óleo de coco sem sabor)

1 copo (220 ml) de água filtrada  

3/4 de xícara (120 g) de nozes picadas grosseiramente

calda de damasco

200 g de damasco seco

Suco de 2 laranjas

sorvete

4 bananas nanicas bem maduras e congeladas

Parte da calda de damasco

Castanhas e damascos picados para decorar

Modo de fazer

Em um bowl, junte o mix O Brownie com o óleo e a água. Misture bem e, em seguida,  incorpore as nozes. Coloque em uma assadeira pequena untada e asse no forno preaquecido a 210 °C por 15 a 20 minutos (retire quando a superfície estiver mais consistente). Deixe esfriar em temperatura ambiente. Corte quadrados (de 6 a 9 pedaços) ou círculos, com ajuda um aro. Reserve.

Para a calda, coloque os damascos em um bowl e cubra com água fervente. Deixe por 30 minutos ou até os damascos incharem. Escorra a água e bata os damascos no liquidificar com um pouco de água filtrada e o suco de laranja. Transfira a mistura para uma panela e leve ao fogo por 20 minutos ou até dar uma leve engrossada. Espere esfriar.

Coloque as bananas congeladas no processador (ou liquidificador) e bata com parte da calda de damasco fria. Use a opção pulsar até formar uma mistura cremosa. Volte para o freezer até a hora de montar a sobremesa, um pouco antes de levar à mesa.

Montagem: coloque uma bola de sorvete no fundo de cada taça e, em seguida, de 3 a 4 colheres (sopa) da calda de damasco e, por fim, o brownie. Decore com as castanhas e damascos picados. Sirva em seguida.

Rendimento: de 6 a 9 porções.

ARTIGOS RELACIONADOS

Panqueca americana de banana e mirtilo

Farofa de tofu e noz pecan

Assado Vegano