bougainville

BOUGAINVILLE: FLOR COM EFEITO MEDICINAL

Faça refresco ou chá com flor da primavera e aproveite seus benefícios


Eliane Contreras | Sep 22, 2021

Começa hoje oficialmente a estação das flores e as bougainvilles (lê-se bungaviles) já estão colorindo as fachadas das casas e jardins – daí ser chamada popularmente de flor da primavera. E sabe o que? Além de linda e vibrante, é comestível e, por isso, considerada uma panc (planta alimentícia não convencional).

O sabor é suave, quase neutro, mas a flor da primavera (Bougainvillea glabra e Bougainvillea spectabilis), nas suas diferentes cores (varia do branco aos tons tijolo, rosa, vermelho e roxo), tem efeito medicinal. Na forma de infusão, trata tosse e resfriado, segundo Guilherme Ranieri, especialista em panc e autor do livro Matos de Comer – Identificação de Plantas Comestíveis, lançado de maneira independente.  Com ações antioxidante e anti-inflamatório, a bougainville também combate o excesso de radicais livres.

Na realidade, a flor mesmo é diminuta e fica envolta pelas brácteas florais, as “pétalas” vistosas e coloridas, parte mais interessante para ser consumida. As brácteas podem ser batidas no suco ou trituradas para o preparo de receitas doces e salgadas. “Quando jovens e macias também são indicadas para decorar saladas, patês e a massa da tapioca”, sugere Guilherme que também ensina como preparar o bougainville tea e uma “pink limonade”. 

Bougainville tea

Remova talos, partes verdes e as flores verdadeiras – use apenas a parte colorida. Ferva por 2 minutos e abate por mais 10 (para extrair o pigmento). Para dar sabor, adicione frutas como limão, abacaxi, pêssego, melão, morango e uva ou, ainda, especiarias e ervas aromáticas.

“Pink limonade” (ou refresco de bougainville)

Escolha a bounganville de tom rosa forte. Triture as “pétalas” com água e adicione suco de limão que, por ser ácido, pode dar uma nova coloração à bebida. Adoce a gosto e acrescente gelo.

Potpourri  

Mais uma utilidade para a flor da primavera: desidratada por alguns dias e armazenada em frasco fechado e ao abrigo da luz, as “pétalas” mantém a cor. Use para fazer um potpourri de pétalas secas e especiarias aromáticas para perfumar e colorir a casa.