AZEITES ESPECIAIS

AZEITES SABORIZADOS: APRENDA A FAZER O SEU

SAIBA COMO DEIXAR O ÓLEO DE OLIVA AINDA MAIS ESPECIAL 


Eliane Contreras | May 09, 2019

Indispensável em toda e qualquer cozinha, o azeite dá sabor e um toque saudável às refeições — da entrada à sobremesa. Mas o que já é bom pode ficar melhor: saborizado com ervas e especiarias, o óleo de oliva surpreende ainda mais o paladar e oferece benefícios extras ao nosso organismo. “Além de evitar que os temperos usados na saborização oxidem (e vice-versa), o azeite potencializa a ação antioxidante desses ingredientes”, explica o nutricionista e chef André Luiz (@andrenutrichef), de Florianópolis. Dependendo das combinações, o azeite se torna termogênico ou ainda mais anti-inflamatório, e você pode criar diferentes cores, aromas e sabores. 

Mas, antes de transformar sua cozinha num laboratório, acompanhe algumas regras básicas para o sucesso da saborização:

*Prefira ervas secas (alecrim, coentro em grão) para não correr o risco de elas criarem mofo ou fungo dentro do azeite. Mas, se fizer questão de usar as versões frescas (manjericão, hortelã), mergulhe numa solução clorada e, depois, enxugue muito bem. Tomilho, alecrim, sálvia, manjerona e orégano), depois de higienizadas, podem ser colocados numa assadeira e levadas no forno bem baixinho até secar.

*Mantenha sempre a erva fresca coberta pelo azeite. Quando o nível baixar e ela ficar exposta, complete com mais azeite.

*Armazene o azeite saborizado em uma garrafinha de vidro protegida da luz. Ela pode ficar na geladeira (dura 3 meses) ou no freezer (reduz ainda mais o risco de oxidação e dura até 6 meses — depois de descongelado, o azeite pode ser mantido outros 3 meses na geladeira). 

Agora, é só seguir as receitas do nutricionista e chef, que sugere você usar a criatividade para outras combinações com ervas e especiarias da sua preferência.  

Azeite de ervas anti-inflamatório

Ingredientes

500 ml de azeite de oliva extravirgem

3 colheres (sopa) de alecrim seco (ou fresco)

5 folhas de capim limão seco

2 colheres (sopa) de pimenta-do-reino em grãos

8 sementes de cardamomo abertas

1 colher (chá) de cúrcuma em pó

1 garrafinha de vidro

    Modo de fazer

    Em um recipiente de inox, ágata ou vidro refratário, coloque 250 ml do azeite e todas ervas e temperos. Aqueça em banho-maria durante 1 hora para que os ingredientes liberem cor e sabor, mas com o cuidado de manter a temperatura entre 40°C e 50°C, no máximo. Todo esse processo pode ser feito na boca do fogão ou no forno, sempre com a temperatura controlada. Espere esfriar e acrescente o restante do azeite. Coe ou, se quiser que os sabores e aromas se intensifiquem com o tempo, mantenha as ervas e especiarias junto na garrafinha. Sugestões de uso: abóbora assada, legumes refogados, risoto.

    Rendimento: 500 ml de azeite de ervas.

    Azeite de especiarias termogênico

    Ingredientes

    500 ml de azeite de oliva extravirgem

    4 paus de canela

    1 colher (sobremesa) de pimenta caiena

    3 colheres (sopa) de gengibre em rodelas

    1 colher (sopa) de orégano seco

    1 garrafinha de vidro

      Modo de fazer

      Em um recipiente de inox, ágata ou vidro refratário, coloque 250 ml do azeite e todas ervas e temperos. Aqueça em banho-maria durante 1 hora para que os ingredientes liberem cor e sabor, mas com o cuidado de manter a temperatura entre 40°C e 50°C, no máximo. Todo esse processo pode ser feito na boca do fogão ou no forno, sempre com a temperatura controlada. Espere esfriar e acrescente o restante do azeite. Coe ou, se quiser que os sabores e aromas se intensifiquem com o tempo, mantenha as ervas e especiarias junto na garrafinha. Sugestões de uso: bolo de especiarias, salada de folhas, tofu grelhado, sopa-creme de abóbora.

      Rendimento: 500 ml de azeite de especiarias.

      Azeite spicy extra-termogênico

      Ingredientes

      250 ml de azeite de oliva extravirgem

      1 dente de alho pequeno

      1/2 xícara (chá) de folhas frescas de hortelã

      1 xícara (chá) de folhas frescas de manjericão

      4 ramos de tomilho fresco ou seco (use só as folhinhas)

      1/2 pimenta dedo-de-moça sem as sementes, higienizada (use a pimenta inteira, sem as sementes, se quiser mais apimentado)

        Modo de fazer

        Bata todos os ingredientes no liquidificador até a mistura ficar homogêneo. Armazene na garrafinha e mantenha na geladeira (dura até 3 meses) ou no freezer (dura 6 meses), congelado em cubinhos para você usar aos poucos, na preparação das suas receitas. Sugestão: espagueti de abobrinha, espagueti de pupunha, massas em geral, saladas de folhas, salada de quinoa, cogumelos salteados.

        Rendimento: 250 ml de azeite de spicy. 

        Sugestão VEG MAG: faça uma das receitas para o Dia das Mães e dê a garrafinha de presente junto com um arranjo das ervas que sobrarem do preparo.