O Natal deste ano vai ser diferente de todos os outros, sem a casa cheia. Mas pode ter sim uma bela ceia, de preferência sem desperdício e exageros de comida; e com preparações muito saborosas. A receita deste assado de tofu e carne de jaca desfiada foi elaborada pela chef Patrícia Helú especialmente para os veganos, mas é uma opção democrática, já que costuma agradar até quem não é tão plant-based assim. Sirva acompanhado de batatas carameladas com alecrim e está pronto o prato principal.
Foto: Julia Guedes
Ingredientes
assado
6 xícaras (chá) de carne de jaca desfiada (compre assim, já desfiada)
3 dentes de alho ralados, sem o miolinho
1/3 de xícara (chá) de azeite de oliva
1 cebola grande finamente picada
Pimenta-do-reino a gosto, moída na hora
De ¾ a 1 ½ colher (chá) de sal rosa
2 xícaras (chá) de tofu defumado firme, sem a parte escura
1/2 xícara (chá) de polvilho doce
1/2 xícara (chá) de farinha de amêndoa
1 colher (chá) de goma xantana
2 colheres (chá) de cebola em pó
4 colheres (sopa) de levedura nutricional
2 colheres (sopa) de missô claro orgânico
marinada natalina
1/2 xícara (chá) de shoyo
1/2 xícara (chá) de vinho tinto
1 xícara (chá) de suco de laranja
1/4 de xícara (chá) de azeite de oliva
2 colheres (sopa) de vinagre de maçã
2 colheres (sopa) de melado de cana
1/2 colher (sopa) de orégano
1 ½ colher (sopa) de cebola em pó
2 colheres (sopa) de alho em pó
1 colher (sopa) de páprica defumada
20 gotas de tabasco (molho de pimenta)
30 jatos de spray de fumaça líquida (opcional)
1 colher (sopa) de mostarda
1 colher (chá) de sal rosa
2 colheres (sopa) de levedura nutricional (opcional)
Cravo (para decorar)
Modo de fazer
Cozinhe a carne de jaca em água fervente com 1 colher (chá) de sal até a água ficar escura. Troque a água e cozinhe mais um pouco. Escorra e drene num voal até que saia toda a água. Reserve.
Refogue o alho em 2 colheres de azeite. Adicione a cebola picada e deixe até caramelizar (cerca de 10 minutos). Junte a jaca, a pimenta-do-reino e parte do sal. Refogue até que a carne de jaca fique bem sequinha. Reserve.
Quebre o tofu em pedaços e passe no processador com 1/4 da jaca refogada, o polvilho, farinha de amêndoa, a goma xantana, o restante do sal, a cebola em pó, o restante do azeite, a levedura nutricional e o missô. Processe por cerca de 1 minuto ou até obter uma mistura homogênea, sem nenhum pedaço. Adicione o restante do refogado de jaca e pulse rapidamente (a ideia é manter as fibras da jaca). Ajuste o sal.
Espalhe a mistura em uma travessa grande. Cubra e leve à geladeira por 1 hora ou até firmar um pouco. Com as mãos untadas com azeite, molde a massa no formato de uma bola e, com uma faca, “risque” a superfície formando losangos. Coloque em uma fôrma alta (de 15 a 20 cm de diâmetro) e regue com a marinada. Guarde na geladeira se não for assar no mesmo dia ou leve ao forno preaquecido a 180 ºC por cerca de 1 hora. Regue o assado a cada 15 minutos com a marinada depositada no fundo da fôrma até formar uma crosta escura. É importante usar uma fôrma não muito grande para que a marinada possa incorporar bem no assado. Finalize com os cravos (opcional) e sirva com as batatinhas carameladas com alecrim.
BATATINHAS CARAMELADAS COM ALECRIM
Foto: Julia Guedes
Ingredientes
20 batatas bolinhas (mini)
2 colheres (chá) de sal rosa
Pimenta-do-reino a gosto, moída na hora
Azeite de oliva
marinada
2 colheres (sopa) de melado de cana
2 colheres (sopa) de shoyo
2 colheres (chá) de alho em pó
2 colheres (chá) de sal de especiarias (ou 1 de sal rosa)
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
Ramos de alecrim macerados (ou pique em pedaços pequenos)
Modo de fazer
Cozinhe as batatas com a casca (bem lavadas) no vapor por cerca de 10 minutos ou até ficarem molinhas (se quiser, corte ao meio ou em 4 partes, no formato canoa). Seque bem e tempere com o sal, a pimenta e o azeite. Transfira para uma assadeira média (tamanho suficiente para que as batatas não encostem uma na outra) e deixe descansar.
Em uma panela, aqueça o azeite da marinada e refogue o alecrim em fogo baixo para abrir o sabor (opcional). Adicione os demais ingredientes e regue as batatas.
Tampe a assadeira das batatas com uma assadeira maior ou, caso você não tenha, cubra com papel manteiga (o importante é evitar que o calor e o vapor escapem). Leve para assar por 1 hora em forno preaquecido a 180 ºC, mas cuide para não ressecar ou queimar. Na metade do tempo, vire as batatas para que dourem por inteiro. Se ressecar demais e as batatas ainda não estiverem carameladas, adicione água pouco a pouco. Sirva com ramos de alecrim fresco.
Rendimento: de 4 a 6 porções.
Patrícia Helú é nossa parceira especializada em culinária vegana e vegetariana.