O nome Dijon vem de uma região da França, mas esse tipo de mostarda já ganhou o mundo e hoje é produzida em todos os lugares. Sua característica marcante, mais forte e apimentada, é normalmente servida para acompanhar carnes. Mas isso não é uma regra. A mostarda de Dijon pode acompanhar batatas assadas, legumes grelhados, um pão fresquinho de fermentação natural e, é claro, os hambúrgueres vegetais. As possibilidades são infinitas e o melhor de tudo é que essa iguaria é muito fácil de fazer em casa.
INGREDIENTES:
- 1 xícara (chá) de grãos de mostarda marrom
- 1/2 xícara (chá) de água filtrada
- 1 xícara (chá) de vinho branco
- 2 colheres (chá) de sal marinho
- 1/2 xícara (chá) de vinagre de maça (aprenda a fazer o seu aqui)
COMO PREPARAR:
Misture todos os ingredientes em um pote de vidro. Deixe macerar por 2 dias em local fresco. Coloque a mistura no copo do liquidificador e bata até atingir a consistência desejada (mais lisa/uniforme ou com mais grãos). Coloque nos potes devidamente esterilizados (veja abaixo como fazer), tampe e deixe em temperatura ambiente por cerca de 2 a 4 semanas para o sabor abrandar. Quanto mais tempo, mais suave a mostarda vai ficar. Na geladeira, ela dura até 1 ano.
Rendimento: 2 potes pequenos de 200ml
Dica: para esterilizar os potes, coloque-os dentro da pia destampados e jogue água fervendo nos potes e tampas. Deixe secar completamente.
Receita adaptada do livro 'Ingredientes Caseiros Veganos', Miyoko Schinner, Ed. Alaúde