fermento natural

APRENDA A FAZER FERMENTO NATURAL DO ZERO

Você vai precisar de farinha e água, nada mais


Eliane Contreras | May 08, 2020

Isso mesmo: você só precisa misturar farinha e água para fazer fermento natural, o famoso levain. A mágica toda acontece na fermentação por leveduras e lactobacilos presentes na farinha e no ambiente. Pedimos para o proprietário e padeiro La Parigina Pane (@laparigina.pane), na Baixada Santista, explicar o passo a passo. Comece seu fermento hoje para que, na próxima semana, você já possa fazer um pão caseiro de fermentação natural, que também vamos ensinar aqui, assim que seu fermento estiver pronto.

Fermento pronto em 5 dias

1º dia

Misture 1 colher (sopa) de farinha e 2 colheres (sopa) de água filtrada em um vidro limpo. Feche e deixe descansar por 24 horas fora da geladeira

2º, 3º, 4º e 5º dias

Repita o mesmo processo: junte 1 colher de farinha e 2 de água, todos os dias. Começarão a surgir cada vez mais bolhas na superfície.

 No final do 5º dia

O fermento está pronto. Guarde-o na geladeira e passe a alimentá-lo com frequência, no mínimo uma vez por semana, mesmo que você não faça pão. Bem alimentado e armazenado na geladeira, o fermento madre (ou mãe) dura a vida inteira. É chamado assim, de fermento madre, porque é dele que você vai retirar uma parte para preparar o pão. Mas, antes, saiba como alimentá-lo corretamente. 

Como alimentar o fermento madre

Descarte 1 colher (sopa) do fermento e acrescente 1 colher (sopa) de farinha e 1 de água. Volte a guardar na geladeira. É normal surgir um líquido escuro na superfície. Você pode descartar ou, se gostar do pão com um sabor azedo mais acentuado, incorpore o líquido ao fermento, mexendo bem.

Vamos fazer pão?

Na próxima sexta-feira (15/05), com seu fermento madre pronto, vamos trazer o passo a passo do pão. Mas, um dia antes, já refresque parte do fermento. Para isso, retire 1 colher (sopa) do fermento e coloque em um recipiente com 150 g de farinha de trigo e 150 g de água. Mexa bem e deixe essa “isca” fora da geladeira por 24 horas. Até lá!