A Páscoa vem aí e aqui na Veg Mag os veganos não ficam sem opção na hora de reunir os amigos ou a família. Testada e aprovada, a receita a seguir é uma delícia que tira uma onda com o tradicional prato português, o bacalhau com natas. O "Cogumelhau com natas" é fácil, barato e de comer ajoelhado, independente do motivo da celebração.
Ingredientes:
200g de sementes de girassol
200g de castanhas de caju cruas
800ml de água filtrada
4cl de farinha de trigo
300g de cogumelo shimeji picado
300g de cogumelo paris picado
300g de cogumelo portobelo picado
8 cls de sopa de azeite de oliva
4 cebolas médias em rodelas finas
2 dentes de alho moídos
1cl de sopa de pimenta calabresa em flocos
1cl de chá de noz moscada
4cls de sopa de nutricional yeast (levedura nutricional)
5 batatas médias fatiadas finas
2cl de sopa de farinha
Salsinha e cebolinha picadas
Sal e pimenta à gosto
Preparo:
Para começar, deixe as castanhas de caju e as sementes de girassol de molho por pelo menos 8h. Após esse tempo, bata elas no liquidificador com 400ml de água até formar um creme bem espesso. Adicione o restante da água (400ml) e bata por mais 3 minutos. Coe em uma peneira e reserve o creme.
Em uma panela, aqueça 4 cls de sopa de azeite de oliva, doure o alho, a cebola em rodelas finas e os cogumelos, e tempere a gosto com sal e pimenta. Utilize a pimenta calabresa moída. Reserve esse refogado.
Na mesma panela, adiciona o restante do azeite (4 cls de sopa), adicione a farinha e em seguida o creme de castanhas com sementes de girassol e vá mexendo até engrossar. Adicione a levedura nutricional e mexa bem para não empelotar. Tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada, e reserve.
Para montar, em um refratário, disponha as fatias de batatas no fundo, adicione metade do refogado de cogumelos com cebola e regue com o molho. Repita o processo. Batatas, recheio e creme. Na camada final, adicione apenas batata e cubra com o restante do creme. Salpique um pouco de levedura nutricional e leve ao forno pré-aquecido à 180ºC por aproximadamente 30 minutos. Quando estiver douradinho, é só servir.
Acompanha bem uma saladinha verde.
(4-6 porções , 30-40 minutos de preparo , dificuldade média-baixa)