A oferta de produtos veganos nos supermercados brasileiros cresceu 677% em um período de quatro anos, entre 2014 e 2018, segundo a empresa de pesquisas de mercado Mintel. Estima-se que, entre 2018 e 2020, vários outros itens surgiram nas gôndolas para atender as pessoas que não consomem nada de origem animal ou estão na transição para uma alimentação vegetariana restrita. Quem tem o hábito de ler o rótulo, no entanto, sabe que nunca faltaram opções para esse público. Isso mesmo. Apesar de não estampar um selo vegano na embalagem, muitos alimentos industrializados se encaixam no cardápio vegano. Pedimos a ajuda da nutricionista Yashimine Grejanin, de São Paulo, na organização de uma lista com esses produtos para facilitar a compra no supermercado.
Mas, antes de você encher o carrinho, Yashimine faz questão de reforçar que a alimentação sem carne e lácteos deve ser baseada em alimentos naturais. “Priorize a comida de verdade, como cereais, leguminosas, frutas, oleaginosas e vegetais frescos.” Compre alguns produtos industrializados para complementar a alimentação nos dias mais corridos e, que além de veganos, sejam opções saudáveis. Os produtos apresentados a seguir, embora livres de ingredientes de origem animal, não são necessariamente produzidos por empresas veganas.
PÃES
Existe um bom número de pães que podem ser consumidos por veganos, mas é importante ler atentamente a lista de ingredientes, sempre apresentada em ordem decrescente, ou seja, com os itens usados em maior quantidade em primeiro lugar.
Fôrma Integral. Dê preferência para aqueles em que a farinha de trigo integral aparece como primeiro ingrediente da lista, além de produzidos com poucos ingredientes.
Sugestões de marcas:
*Wickbold 100% Integral Girassol e Castanha. Ingredientes: farinha de trigo integral, glúten, semente de girassol, castanha de caju, óleo de soja, açúcar mascavo, sal, conservadores propionato de cálcio e sorbato de potássio. Contém glúten.
*Wickbold Pão do Forno Grãos Ancestrais. Ingredientes: farinha de trigo integral, farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, glutén, açúcar, óleo de soja, trigo em grãos, chia, quinoa branca, quinoa vermelha, sal, farinha de centeio, freekeh, espelta, flocos de amaranto e conservadores propionato de cálcio e sorbato de potássio.
Francês. A receita original é vegana: farinha de trigo, água, fermento biológico e só. Mas, atenção, pois algumas panificadoras acrescentam banha de porco ou manteiga. Por isso sempre pergunte ao estabelecimento a composição do pãozinho francês. Em padarias de supermercados, os ingredientes costumam vir listados na etiqueta, então dê um check antes da compra.
Sírio. Também não leva nada de origem animal, ou seja, é originalmente vegano. Aliás, a culinária síria é ótima para os vegs, já que tem muitas opções sem itens animais, como falafel, homus, tabule e arroz com lentilha. Sugestões de marcas:
*Pita Bread. Ingredientes: farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, açúcar cristal, fermento biológico, sal refinado, azeite de oliva, extrato de malte e conservador propionato de cálcio. Contém glúten.
*Beiruthe. Ingredientes: farinha de trigo especial, sal, açúcar cristal, fermento biológico, gordura e conservante. Contém glúten.
*Maxifour. Ingredientes: farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, água, açúcar, fermento biológico, sal, amido de milho ou fécula de mandioca, conservadores. Contém glúten.
Fermentação natural. Assim como o francês original, o pão de fermentação natural contém apenas ingredientes de origem vegetal (farinha, levain, água e sal). Feito dessa maneira, é bem saboroso e de fácil digestão. Porém, sempre pergunte a composição, pois existem padarias (mesmo as artesanais) que usam melhoradores químicos para acelerar o processo de fermentação, o que faz com que o pão deixe de ser tão saudável.
FARINHAS
Muitos consumidores ficam confusos em relação às farinhas. À base de grãos (trigo, milho), sementes (chia, linhaça) ou raízes (mandioca), são naturalmente veganas, mas é melhor checar. Focamos nas mais usadas para o preparo de itens do café da manhã: panqueca, tapioca, pão de frigideira.
Trigo, branca e integral. Sugestões de marcas:
*Dona Benta. Ingredientes: farinha de trigo tipo 1 com ferro e ácido fólico. Contém glúten.
*Mãe Terra Integral (orgânica). Ingredientes: farinha de trigo integral orgânica. Contém glúten.
*Mirella (orgânica). Ingredientes: farinha de trigo tipo 1 com ferro e ácido fólico.
Aveia, em flocos grosso e fino, farinha ou farelo. Contém glúten quando processada no mesmo equipamento usado para outros grãos. Sugestões de marcas:
*Jasmine Aveia Flocos Finos. Ingredientes: aveia integral laminada em flocos finos. Não contém Glúten.
*Native Aveia Flocos Finos Orgânica. Ingredientes: aveia em flocos finos orgânica. Contém glúten.
*Vitalin Aveia Integral Flocos Finos. Ingredientes: aveia em flocos sem glúten.
Polvilho, doce ou azedo. Sugestões de marcas:
* Amafil Polvilho Doce. Ingredientes: polvilho. Não contém glúten.
* Yoki Polvilho Doce. Ingredientes: polvilho. Não contém glúten.
* Hikari Polvilho Azedo. Ingredientes: polvilho azedo. Pode conter traços de glúten.
Goma para tapioca. Sugestões de marcas:
*Da Terrinha Goma de Tapioca. Ingredientes: fécula de mandioca e água. Não contém glúten.
*Tia Sonia Goma de Tapioca. Ingredientes: fécula de mandioca. Pode conter traços de glúten.
DOCES E SNACKS
Há uma quantidade grande de docinhos e lanches liberados para veganos.
Paçoca. Escolha as opções feitas apenas com amendoim torrado e moído, açúcar e sal. Sugestões de marcas:
*Santa Helena Paçoquita. Ingredientes: amendoim torrado e moído, açúcar e sal.
*Angélica Paçoca Rolha. Ingredientes: amendoim moído, açúcar refinado e sal.
Chocolate 70%. As versões com cacau extra costumam ser veganas, mas leia sempre o rótulo. Sugestão de marca:
*Nugali Cacau Em Flor 70% Cacau. Ingredientes: cacau, açúcar, manteiga de cacau e extrato natural de baunilha.
Granola. Existem várias opções de combinações de sementes, grãos, cereais e frutas secas, com ou sem acréscimo de açúcar, melado ou adoçante. Sugestões de marcas:
*Ws Naturais Granola+Coco. Ingredientes: aveia integral, açúcar mascavo, coco, amêndoa ou flocos de castanha de caju, flocos de milho, chia, gergelim, linhaça, fibra de trigo, óleo de coco e sal marinho.
*Pura Vida Granola de Coco, Castanhas e Sementes. Ingredientes: polpa de coco, amêndoa, macadâmia, semente de abóbora, gergelim, xylitol, óleo de coco extravirgem, aroma natural de baunilha. Não contém glúten.
Polpa de açaí. É uma boa opção vegana para quem quer um pré-treino cheio de energia ou um lanchinho da tarde rico em antioxidantes. Escolha as versões sem açúcar e bata com banana madura para adoçar naturalmente e de forma saudável. Sugestões de marcas:
*Bravo Açaí Polpa de Açaí Orgânico. Ingredientes: polpa de açaí orgânico e menos de 0,1% de acidulante ácido.
*Polpanorte Polpa de Fruta de Açaí. Ingredientes: polpa de açaí.
BEBIDAS
Muitas marcas já incluíram o selo vegano na embalagem de suas bebidas, mas existem várias outras que ainda mantêm a embalagem antiga e, mesmo assim, têm entrada livre no cardápio vegano.
Sucos. Nenhum suco de fruta industrializado é melhor que a versão in natura, preparada na hora. Porém, quando tiver que optar por suco de latinha, na garrafa ou embalagem tetrapack por causa da praticidade, prefira um integral (só fruta) e sem o acréscimo de açúcar, corantes e conservantes. Sugestões de marcas:
*GreenPeople Laranja. Ingredientes: suco de laranja.
*Natural One Veggies Beterraba Natural. Ingredientes: água, suco de laranja integral, suco de maçã, beterraba, gengibre, suco de limão integral, antioxidante ácido ascórbico e acidulante ácido cítrico.
*Salton Uva Integral. Ingredientes: suco de uva integral.
Leites vegetais. Apesar do sabor marcante da fruta, o leite de coco é um bom substituto ao leite de vaca em diferentes receitas veganas. Prefira os com pouco açúcar ou adoçante natural. Você também pode optar pelos leites de castanha e aveia. Sugestões de marcas:
*DuCoco Leite de Coco Natural. Ingredientes: água, leite de coco, fosfato tricálcico, vitaminas (A. D E B12), espessante goma alfarroba, estabilizante goma gelana e aromatizantes naturais. Não contém glúten.
*Silk Bebida Vegetal de Coco. Ingredientes: água, leite de coco concentrado, açúcar, carbonato de cálcio, sal, vitamina A, vitamina E, riboflavina (vitamina B2), cianocobalamina (vitamina B12), ergocalciferol (vitamina D2), gluconato de zinco, estabilizantes goma alfarroba e goma gelana, emulsificante lecitina de girassol e antioxidante ascorbato de sódio.
Chás. Assim como os sucos e leites vegetais, os mais indicados são aqueles sem açúcar ou adoçantes artificiais e, se possível, na latinha de alumínio (explicamos aqui por que a preferência por esse material). Sugestões de marcas:
*Baer-Mate Baer-matecha. Ingredientes: matcha, suco de maçã, cafeína natural, água gaseificada e aroma de gengibre.
*Organique Mate Orgânico Zero Sabor Pêssego. Ingredientes: água, extrato orgânico de erva-mate, acidulante ácido cítrico, edulcorante glicosídeos de esteviol e aroma natural de pêssego.
PASTAS
Pasta de amendoim. A maioria é feita só com amendoim ou mais um ingrediente natural capaz de agregar sabor e nutrientes, como cacau e chocolate. Opte pelas versões integrais, sem acréscimo de açúcar ou adoçante. Sugestões de marcas:
*Mandubim Pasta de Amendoim Integral. Ingredientes: amendoim torrado e moído.
*PowerOne Pasta de Amendoim Integral. Ingredientes: amendoim torrado e moído.
*Eat Clean Pasta de Amendoim Salgada. Ingredientes: amendoim torrado e sal do Himalaia.
Tahine. Feita só com gergelim, essa pasta típica da culinária vegana é totalmente vegena. Sugestões de marcas:
*Sésamo Real Tradicional Gergelim Descascado. Ingredientes: gergelim torrado e moído.
*Istambul Tahine. Ingredientes: gergelim torrado e moído.
*Kamal Tahine. Ingredientes: gergelim torrado e moído.