dia mundial de combate ao câncer

ALIMENTAÇÃO ORGÂNICA REDUZ RISCO DE CÂNCER NA INFÂNCIA

Leite materno também protege contra leucemia, câncer comum em crianças


LUNA AZEVEDO* | Feb 03, 2021

Manter um estilo de vida saudável é fundamental para a prevenção de todas as doenças, especialmente obesidade, diabetes e câncer, nas diferentes fases da vida. Ou seja, dormir bem e ter uma vida ativa são medidas que devem fazer parte do dia a dia de adultos, crianças e até bebês. Mas nada protege mais o organismo que uma alimentação natural, orgânica e balanceada desde o início da vida, que deve ser adotada pela mãe quando a criança ainda está sendo gerada.

Após o nascimento, não existe alimento melhor que o leite materno para proteger o bebê de desenvolver doenças, como a leucemia. Segundo estudos, quando oferecido pelo menos até o sexto mês, o leite da mãe reduz em 19% o risco genético (predisposição*) da criança para esse tipo de câncer comum na infância. Contribui ainda para o fortalecimento do sistema imunológico, manutenção de uma boa microbiota (conjunto de micro-organismos que habitam o trato digestivo) e dos níveis de pH do estômago, além de estimular a produção de células Hamlet, que ajudam no combate de células cancerígenas. A mãe também fica mais protegida do câncer de mama.

NATURAIS SIM, ORGÂNICOS TAMBÉM 

Na fase da introdução alimentar, o ideal é que os pais deem preferência para os alimentos naturais e orgânicos. Uma alimentação baseada em comida de verdade é bastante difundida para a prevenção de câncer, porém, quando carregada de agrotóxicos pode oferecer risco para as crianças, pois o organismo delas tem uma capacidade de destoxificação (eliminação de toxinas) bem menor que a dos adultos.

Apesar de prático, aquele suquinho de caixinha também deve ser evitado, assim como embutidos, refrigerantes e outros ultraprocessados. São produtos ricos em açúcar, sódio e gordura saturada, além de aditivos químicos, como nitritos, nitratos e corante caramelo, com potencial cancerígeno.

PLÁSTICO, NÃO!  

A escolha dos recipientes usados para o armazenamento do leite materno (muitas mães retiram o leite para estocar no freezer para momentos de urgência) e da comida dos bebês e crianças também é importante. Mesmo aqueles sem BFA costumam carregar outros tipos de bisfenol, além de fitalatos e dioxinas, substâncias com potencial cancerígeno que podem ser transferidas para o alimento, principalmente durante o processo de aquecimento ou mesmo quando a comida ainda quente é colocado dentro deles. Portanto, o ideal é utilizar recipientes de vidro (inclusive a mamadeira) ou inox. Apesar de simples, são medidas poderosas de proteção para os pequenos crescerem saudáveis.

MAPEAMENTO GENÉTICO

O mapeamento genético do bebê, realizado nos primeiros dias de vida, é feito de maneira não invasiva, com a coleta de saliva, material que permite o rastreamento de possíveis pré-disposições genéticas para diferentes doenças. No caso de suscetibilidade para o câncer, além das orientações médicas, o desenvolvimento da doença pode ser contornado com um estilo de vida saudável, começando pela alimentação.

Também é importante estimular a criança a movimentar o corpo, ou seja, evitar que ela tenha uma vida sedentária e passe o tempo mínimo possível diante da tela da televisão, computador e celular. O recomendado é incentivar brincadeiras ao ar livre e, assim que a idade permitir, a prática de esportes. Aliás, os pais que se exercitam se tornam um modelo para os filhos.  

*LUNA AZEVEDO é nutricionista materno infantil, atuante em alimentação vegana e vegetariana.