receita

ABOBROWNIE

BROWNIE DE ABOBRINHA. SÓ PROVANDO PRA ENTENDER


Jo Machado | Sep 26, 2018

É uma das minhas receitas prediletas. Além de adorar fazê-lo, adoro comê-lo. O "Abobrownie", como carinhosamente apelidei, é uma receita vegana simples, rápida, e saudável. Aprendi ela com o Robson, cozinheiro lá do Paraíso dos Pândavas em Alto Paraíso de Goiás e quando repliquei por aqui, dei uma incrementada.

Ingredientes:

2 xíc. de abobrinha ralada

1/2 xíc. de óleo de girassol ou canola

1+1/2 xícs. de acúcar cristal

1/2 xíc. de cacau em pó

2 xícaras de farinha

1cl. de sopa de fermento químico

1/2 xíc. de nozes picadas

1/2 xíc. de castanhas de cajú torradas e picadas

1/2 xíc. de castanhas do pará picadas

1/2 xíc. de nibs de cacau

2 sementes de cumaru raladas

1/2 colher de chá de sal

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno à 180ºC.

Rale as abobrinhas, e escorra o excesso do líquido com ajuda de um pano de prato limpo. Mas não escorra tudo! É essencial que se mantenham bem úmidas.

Em uma tigela grande, misture o óleo e o açúcar e bata vigorosamente para dissolver os cristais do açúcar e adicione a abobrinha ralada. Em outra tigela misture a farinha, o cacau em pó, o sal e as sementes de cumaru raladas. Aos poucos adicione os secos aos líquidos e incorpore bem. Adicione as castanhas, as nozes e as nibs de cacau e misture. Por último, o fermento químico. Mexa delicadamente.

Coloque a massa em uma assadeira (31cm x 21cm) untada com óleo de coco e farinha e asse por 25-30 minutos, ou até o brownie ficar firme e com uma crosta na superfície.

Sirva quente, acompanhado de sorvete vegano ou caramelo de coco.

Rendimento: 8 porções