VOCÊ SABE A DIFERENÇA?

ABACATE E AVOCADO TÊM OS MESMOS NUTRIENTES?

Nutricionista explica quando priorizar um ou outro


VIVIANE NUNNER* | Dec 17, 2020

O avocado faz parte da imensa família do abacate (são mais de 500 tipos conhecidos), mas tem suas particularidades: menorzinho, concentra menos água e mais gordura que seus parentes mais robustos. Uma maneira de identificar o avocado é pelo nome: hass e fuerte, os dois tipos encontrados em feiras, hortifrútis e supermercados, geralmente em épocas diferentes por causa da safra. Os maiores, como fortuna, margarida, quintal e geada, também aparecem de acordo com a sazonalidade.

Se abacate engorda? Sim, quando consumido em excesso, mas é difícil disso acontecer, já que a gordura presente na polpa, assim como as fibras, fazem com que o abacate, especialmente o avocado, sacie com facilidade, mais do que qualquer outra fruta. Ainda existe a vantagem de a gordura, a maior parte, ser na forma de ácidos graxos oleico, um tipo de ômega-9 que ajuda na redução dos níveis de LDL (colesterol ruim), sem diminuir o HDL (colesterol bom), e, portanto, capaz de proteger contra doenças cardiovasculares.

Fonte de bioativos

Todo os diferentes tipos de abacate, incluindo o avocado, contêm ainda diversos componentes bioativos que potencializam suas ações antioxidante e anti-inflamatória, melhoram os níveis de colesterol e agem como imunomoduladores (fortalecem as defesas e o funcionamento do sistema imunológico) e hipoglicemiantes (diminuem a quantidade de açúcar no sangue). Os principais deles:

*Beta-sitosterol (fitoesterol com estrutura molecular similar ao do colesterol e, portanto, capaz de  reduzir a absorção dessa gordura no intestino e diminuir a fração do LDL-colesterol no sangue). 

*Alfa-tocoferol (fração de vitamina E com atividade antioxidante alta que atua fortemente contra os radicais livres e, assim como o beta-sisterol, protege a saúde do coração). Apesar de o avocado conter mais gordura, um estudo comparativo entre os tipos furte, hass e margarida mostrou que a diferença na concentração de vitamina E é mínima.

Qual funciona mais em receitas 

Tanto o avocado quanto os abacates maiores têm textura cremosa e sabor suave e, portanto, vão bem em pratos doces e salgados. Já no preparo de "maionese", molhos para saladas, massas e legumes, mousses, sorvetes e smoothies, depende da consistência desejada: a fruta maior dá mais cremosidade, mas nada impede que você recorra ao avocado – aliás, bastante usado pelos mexicanos e americanos para fazer guacamole. O importante, em qualquer situação, é esperar a fruta amadurecer bem, do contrário você sente um retrogosto amargo.

Quando colocar na geladeira

A fruta deve ser mantida fora da geladeira até amadurecer, o que pode demorar alguns dias. Uma dica é colocar o abacate dentro de um saco plástico com uma banana bem madura para liberar etileno, um gás que acelera o processo de amadurecimento de outras frutas. A partir do momento que a fruta estiver macia, conserve na geladeira.

Como saber se o abacate está maduro

A forma mais eficiente de saber se o abacate está maduro é apalpando. Se estiver fácil de “amassar”, provavelmente passou do ponto, mas evite fazer esse teste na feira ou supermercado. Pode danificar a fruta e ninguém mais querer comprá-la, aumentando o desperdício de alimentos. Então compre o abacate ainda firme e espere ele amadurecer na sua fruteira.

No caso do avocado, por causa da casca grossa, é mais difícil saber o ponto certo pelo toque.

A dica é puxar o cabo e olhar a coloração da polpa: amarela, a fruta ainda está verde; verde, está madura; amarronzada, passou do ponto. Faça isso com o avocado que você já levou para casa.

*Viviane Nunner (@vivianenunner) é nutricionista clínica, autora do site www.vivianerunner.com.br e uma apaixonada por gastronomia.

ARTIGOS RELACIONADOS

Risoto de Quinoa e Mousse de Abacate

Maio é mês de que?

Cuide do cabelo em casa com óleos vegetais e essenciais