RAÇÃO VEGANA

A POLÊMICA DOS PETS VEGANOS

Saiba porque nem todos veterinários aprovam a ração vegana 


Michele Alves | Feb 17, 2020

Se você se tornou vegano, talvez já tenha se questionado (ou ainda vai) sobre a alimentação do seu pet. Mas há controvérsias sobre o assunto. Enquanto alguns veterinários afirmam que tanto cães quanto gatos sobrevivem com uma dieta sem carne, a maioria deles argumenta que os bichinhos domésticos precisam da proteína de origem animal e, que, provavelmente, a ração vegetal não supra. Mas afinal, os pets podem ser veganos?

Cães sim, gatos não

Assim como os lobos, seus ancestrais, os cães são considerados carnívoros, mas sobrevivem sem carne. Estudos da Clínica Veterinária da Universidade Tufts, em Massachusetts (EUA), indicam que o sistema digestivo canino é capaz de digerir e obter os nutrientes das frutas e dos vegetais, ou seja, também são onívoros, assim como nós, seres humanos. Já os gatos são carnívoros e ponto. Por isso as rações veganas não são para eles, o que responde a dúvida se todo pet pode ser vegano.  

“Os felinos precisam de mais carne do que os cães. Eles são dependentes de taurina, lisina e alanina, por exemplo. E esses aminoácidos essenciais são encontrados apenas no tecido muscular de presas e na carne vermelha”, explica o médico veterinário Adelmo Guilhoto, da Clínica Espaço Veterinário, em Sorocaba. A sugestão do especialista é que a ração natural sirva como um complemento da alimentação diária deles. Outro cuidado é conferir os ingredientes e a tabela nutricional da ração e, com isso, mantido o equilíbrio entre nutrientes como aminoácidos, carboidratos, vitaminas e minerais. Aliás, esse cuidado é importante para saúde e bem-estar dos pets em geral. 

Como substituir a proteína da carne 

Para cães com alergia à proteína animal (surgem alterações na pele), a retirada da carne vermelha da alimentação não é para atender o desejo de alguns donos, mas uma necessidade. Porém, qualquer mudança na alimentação deve ser feita de forma gradual e com o acompanhamento de um veterinário até que o bichinho se adapte ao novo tipo de ração. 

Geralmente, a estratégia usada para substituir a proteína animal, sem que o pet vegetariano/vegano passe apresentar carência de nutrientes, é a combinação de diferentes alimentos fonte de proteína vegetal. “Grão-de-bico, ovo (em rações vegetarianas), cereais,  como o arroz, centeio e quinoa, são itens que contêm proteína vegetal e, por isso, são indicados para substituir a carne da ração. Além disso, é importante acrescentar fontes de ferro, como a rúcula, couve, o agrião e espinafre”, explica Adelmo.  

Porque poucos concordam

Não são todos os veterinários que concordam com Adelmo. Aliás, são poucos. O veterinário Paulo Camargo, especializado em zoologia, também de São Paulo, não é a favor da ração vegana para cães e gatos porque eles são descendentes de animais selvagens e, consequentemente, são naturalmente carnívoros. “O gato, por exemplo, era usado para caçar ratos que devoravam estoques de grãos armazenados por agricultores há milhares anos. Já os cães ajudavam o homem durante a caça e consumiam as sobras”, argumenta. 

As frutas e os legumes, segundo Paulo, são excelentes fontes de vitaminas e substâncias antioxidantes importantes para o desenvolvimento saudável dos cães. “Mas existe o risco de, a médio e longo prazo, eles apresentarem carência das substâncias derivadas da carne, como colágeno, elastina e queratina. São substâncias que fazem faltas para a pele, músculos e articulações dos animais de estimação”, comenta Paulo. Enfim, não há um consenso. Mas, independentemente do tipo de alimentação que você escolha para seu pet, é importante levar em consideração todas as necessidades individuais do bichinho, com o acompanhamento de um veterinário. 

Donos veganos, pets também 

Cães e gatos vivem na companhia de seus donos e é comum que compartilhem os mesmos hábitos alimentares. Mas a decisão de uma alimentação 100% vegana deve ser feita sob a orientação e supervisão de um veterinário com conhecimento em nutrição para que seu pet tenha uma vida saudável.