mês do veganismo

A DIETA VEGANA PODE PREJUDICAR A PELE?

Mito. Um cardápio à base de plantas pode deixar a pele até mais bonita


Redação | Nov 23, 2020

Tudo o que você coloca no prato influência na saúde do seu organismo. Com a pele acontece o mesmo: a falta de proteínas, vitaminas e minerais acelera o envelhecimento precoce e favorece o surgimento de acne e manchas. Vegetarianos e veganos não correm necessariamente esse risco, basta lembrar da dupla arroz e feijão. “Juntos, o cereal e a leguminosa garantem aminoácidos essenciais que servem de substrato para a formação de colágeno, um tipo de proteína importante para a manutenção das fibras de sustentação da pele”, explica a nutricionista Luna Azevedo, do Rio de Janeiro. O feijão (qualquer um deles) ainda contém ferro, mineral importantíssimo para a constituição do sangue e, portanto, ótimo para tonificar os tecidos.

Ferro e vitamina A

Na mesma refeição, o consumo de laranja, caju, acerola ou outra fonte de vitamina C otimiza a absorção do ferro e favorece a formação de colágeno. O que mais deve ter no prato: alimentos fonte de carotenoides, considerados pró-vitamina A. Responsável pela integridade da parede intestinal, a vitamina A aumenta a qualidade da absorção dos nutrientes, refletindo diretamente na saúde e no viço da pele. Principais fontes: vegetais verde-escuros, cenoura e abóbora.

 Zinco e vitaminas do complexo B

A renovação das células da pele fica a cargo dos alimentos fonte de vitamina do complexo B e zinco. Não só isso. O zinco é um mineral que participa do controle de mudanças hormonais e, consequentemente, evita o surgimento de acne. Os alimentos ricos nesses nutrientes: arroz integral e aveia. Se você acrescentar cúrcuma, gengibre e pimenta na preparação do prato, melhor ainda. São especiarias com ação anti-inflamatória, ou seja, combatem processos inflamatórias que, muitas vezes, desencadeiam acne, alergias e manchas. 

Proteína e vitamina E

Quer reforçar a proteína de boa qualidade? Consuma opções de soja fermentada, como o tofu. Além disso, é fonte de vitaminas do complexo B, zinco e outros minerais que aumentam a resistência da pele e atuam no controle da oleosidade. Já as oleaginosas (nozes, castanhas e amêndoas) e sementes (chia e gergelim) são ricas em vitamina E e zinco, que atuam na proteção contra radicais livres que, circulando em excesso no organismo, aceleram o envelhecimento precoce. 

Hidratação + orgânicos

Outros cuidados importantes: aumentar o consumo de água para manter organismo e pele hidratados, reduzir os alimentos industrializados e priorizar os frescos e naturais. E, sempre que possível, optar pelos orgânicos. “Os agrotóxicos inflamam e intoxicam o organismo, o que pode ser refletido na pele na forma de rugas, flacidez e dermatites”, alerta Luna. O acompanhamento nutricional regular também possibilita você checar déficits de nutrientes e receber orientações personalizadas de como consumir tudo que seu organismo e pele precisam, sem abrir mão do cardápio vegano.

CUIDADOS DE DENTRO PARA FORA

“Os alimentos também podem ajudar você a cuidar da pele de fora para dentro”, afirma Luna. A dermatologista Luiza Archer, também do Rio de Janeiro, dá dicas de como você pode combinar alguns deles para esfoliar e acalmas as pele.  

Esfoliação facial

Ingredientes

1 colher (chá) de mamão amassado

1 colher (chá) de óleo vegetal de chia (ou gergelim)

1/4 de colher (chá) de farinha de arroz

Modo de usar

Junte os ingredientes até obter uma mistura homogênea e aplique no rosto uma vez por semana. Remova com água fria, esfoliando com movimentos circulares e suaves.

Máscara facial calmante

Ingredientes

1 colher (sobremesa) de chá de camomila gelado

1 colher (chá) de farelo (ou farinha) de aveia

1 gota de óleo essencial de lavanda 

Modo de usar

Misture os ingredientes até virar uma pastinha. Aplique no rosto uma vez por semana e deixe agir por 10 minutos. Remova delicadamente com água fria.

COSMÉTICOS VEGANOS

Adepta dos cosméticos à base de ativos orgânicos e naturais, Luiza sugere alguns produtos veganos para complementar os cuidados com a pele em casa, além de recomendar visitas regulares a um bom dermatologista.

Hidratante corporal Terral

Protetor solar Bioart FPS 30

Sabonete facial suavizante Multi Vegetal

Desodorante kristall stick sensitive Alva

Creme esfoliante murumuru Almanati