A opção pela alimentação vegana nem sempre está relacionada a questões de saúde. A maioria das pessoas que levanta essa bandeira é por amor aos animais e pela preservação do planeta. Defendem a ideia de viver e deixar viver. Os benefícios no próprio corpo acabam sendo consequência.
Quando o cardápio é variado – importante para evitar carência de nutrientes indispensáveis como vitaminas D e B12, cálcio, ferro, iodo, ômega-3 e proteína –, os vegetarianos (mesmo os estritos) tendem a ficar até mais saudáveis, segundo uma análise da Universidade de Florência na Itália.
Os pesquisadores compararam a saúde de pessoas vegetarianas e veganas com as de onívoras (quem come de tudo). Concluíram que uma alimentação livre de carne, baseada em frutas, verduras, legumes e grãos, ajuda a diminuir a incidência de câncer e problemas do coração. Alguns veganos afirmam que os benefícios da dieta vão além.
Autora do best-seller Diário de Uma Vegana e apresentadora do programa de mesmo nome na GNT – Alana Rox afirma ter apresentado várias mudanças positivas na sua saúde desde que retirou totalmente os alimentos de origem animal do seu cardápio. Ela conta tudo pra gente neste vídeo. Confira.