PESQUISA

PESQUISA MOSTRA GRANDE QUANTIDADE DE VEGETARIANOS PROPENSOS AO VEGANISMO

90% DOS VEGETARIANOS, NOS EUA, QUEREM SE TORNAR VEGANOS


Helen Almeida | Sep 19, 2018

Os resultados da recente pesquisa realizada pela consultoria de alimentos Ingredient Communication, nos EUA e no Reino Unido, destacam o aumento do interesse pela dieta vegana. 90% dos americanos e 33% dos britânicos vegetarianos entrevistados demonstraram interesse em se tornar veganos. Por outro lado, a pesquisa também constata a insatisfação dos entrevistados quanto as opções de alimentos veganos disponíveis no mercado.

Os vegetarianos americanos se mostraram mais propensos a aderir ao veganismo do que os birtânicos. No total, foram entrevistadas 1000 pessoas, sendo 500 nos EUA e 500 no Reino Unido. Quando questionados sobre as razões que influenciaram a sua escolha, 69% dos entrevistados que já são veganos e 64% dos vegetarianos afirmaram que o bem-estar animal foi o principal fator. Outra razão revelada foi a preocupação com a saúde, enfatizada por 48% dos veganos e 54% dos vegetarianos. Dados adcionais disponibilizados pela Ingredient Communication mostram também um número considerável de flexitarianos, pessoas que optam conscientemente por diminuir o consumo de carne. Além disso, 30% dos entrevistados que comem carne, informaram o desejo de reduzir o consumo.

Em paralelo ao considerável número de vegetarianos, em especial americanos, interessados em se tornar veganos, a pesquisa também mostra a insatisfação dos consumidores com as alternativas veganas de alimentos. Entre todos os entrevistados, 46% disseram estar “insatisfeitos” ou “muito insatisfeitos” com as opções disponíveis. Analisando o tamanho nível de insatisfação, a executiva de contas da Ingredient Communications, Kristy Yull considera que caso houvesse mais opções veganas, poderiam abrir mão dos produtos lácteos.   

O interesse na dieta vegana e o descontentamento com os alimentos disponíveis, abrem uma oportunidade de mercado para a indústria alimentícia, como sugere Richard Clarke, co-fundador e diretor-gerente da Ingredient Communications:

"Qualquer que seja a razão de suas escolhas, seja ética, ambiental ou relacionada a saúde, muitos consumidores esperam que a indústria de alimentos faça mais para acompanha-los. Para os fabricantes de produtos acabados e ingredientes, está claro que há recompensas por dar maior atenção às necessidades dos veganos e vegetarianos”.

Ainda que haja uma discussão sobre as opções disponíveis de alimentos, é importante ressaltar o interesse dos americanos e britânicos em adotar uma dieta livre de derivados de animais e o desejo dos consumidores de carne em diminuir o consumo. Sendo flexitarianos, vegetarianos ou veganos, é sempre válido lembrar que o que se consome tem influência na própria saúde, na vida dos animais e no meio ambiente.