SUPERALIMENTO

9 TEMPEROS FUNCIONAIS

Além de acrescentar sabor à comida, eles trazem vários benefícios à saúde


Eliane Contreras | Nov 11, 2019

Assim como as ervas, as especiarias são fundamentais para realçar o sabor e o aroma da comida. Algumas opções vão além: oferecem substâncias antioxidantes, anti-inflamatórias, cicatrizantes e calmantes. O efeito é sutil. Mas, como toda ajuda à saúde é bem-vinda, vale incluir esses temperos nas refeições do dia a dia. As possibilidades são quase infinitas. Você pode colocar pimenta na sopa, noz-moscada no molho de tomate, mostarda no molho da salada, gengibre no suco, canela no chá.

Combinar duas ou mais especiarias é outra estratégia usada para intensificar ainda mais o sabor de uma receita e, em alguns casos, aumentar a ação benéfica dos temperos. Exemplo: “A piperina da pimenta preta eleva em até 20 vezes a biodisponibilidade da curcumina, princípio ativo da cúrcuma com poder de combater processos inflamatórios nas células”, afirma a nutricionista e fitoterapeuta Lucyanna Kalluf, autora do livro A Fitoterapia na Saúde da Mulher. 

Mais um motivo para você recorrer a esses temperos é reduzir a necessidade de sal, o que diminui a retenção de líquido e o risco de hipertensão. Não tem ideia de como inclui-los nas receitas ou direto no prato? Acompanhe as sugestões da nutricionista. Você vai querer uma coleção de potinhos com ervas e especiarias na sua cozinha. 

Cúrcuma 

O principal efeito dessa raiz (também conhecida como açafrão-da-terra) é combater os processos inflamatórios nas células. Mérito da curcumina, o pigmento que dá a cor amarelo-alaranjado à cúrcuma. Também reduz a irrigação de sangue no tecido adiposo enfraquecendo os depósitos de gordura, ameniza os sintomas da TPM nas mulheres e faz bem para a pele, além de diminuir o crescimento de bactérias e fungos que provocam doenças. Combinada à capsaicina da pimenta preta, a curcumina é melhor absorvida.

Como usar: em pó, polvilhada na comida pronta ou dissolvida no azeite extravirgem para temperar a salada. A raiz fresca pode ser batida no suco. 

Dose diária: 1 colher de chá do extrato ou 1 pedaço pequeno da raiz fresca. 

Pimenta preta

Especiaria com ações termogênica e anti-inflamatória. É contra-indicada para quem tem gastrite, úlcera e tendência a hemorroida.

Como usar: no preparo de massas e molhos.  Também pode ser colocada no vidro de azeite ou batida no suco. 

Dose diária: 1 colher de chá da versão em pó. 

Gengibre 

A raiz tem gingerol e sogaol, substâncias com ações termogênica (capazes de acelerar o metabolismo), anti-inflamatória e antioxidante. Também ajudam a eliminar toxinas, facilitam a digestão e impedem a formação de gases, além de amenizar enjoo nas mulheres gestantes. Quando combinados com canela, esses componentes do gengibre são absorvidos com mais facilidade.   

Como usar: em pó ou fresco (em pedaço, ralado ou espremido) no molho da salada, no refogado de legumes, no chá e no suco. 

Dose diária: 1 colher de chá do pó ou 1 pedaço de 5 centímetros da versão fresca.

Canela

Além de dar uma força para o metabolismo, os componentes anti-inflamatórios e antioxidantes dessa especiaria auxiliam no equilíbrio dos níveis de insulina, hormônio que, circulando em excesso no organismo, aumenta o risco de o corpo estocar gordura. A canela protege o organismo contra a proliferação de vírus, bactérias e fungos, além de afastar a vontade de comer doce em excesso.

Como usar: em pó, polvilhada no mingau de aveia, na fruta. Em pedaço, no preparo de compotas, molhos chá (beba 15 minutos antes das refeições) e outras bebidas quentes ou mesmo para aromatizar a água. 

Dose diária: 1 colher de sobremesa. 

Curry

A cúrcuma é um dos ingredientes básicos dessa mistura de tempero indiano que, dependendo da região, também tem galanga (uma raiz da família do gengibre), noz-moscada, cominho, cardamomo, coentro, erva-cidreira, manjericão, páprica e pimenta preta. Nesse mix, há itens com ações termogênica, antioxidante e anti-inflamatória. O curry ainda melhora a digestão.

Como usar: no preparo de legumes refogados e polvilhado na sopa. 

Dose diária: 2 colheres de chá.

Cardamomo

É uma semente de sabor adocicado com um toque picante. Tem compostos fenólicos e flavonoides com efeito estimulante e propriedades antissépticas, diuréticas e digestivas. Também oferece minerais (cálcio e manganês) que estimulam o metabolismo.  

Como usar: polvilhada na sopa e em compotas de fruta. 

Dose diária: 1 colher de chá das sementes moídas.

Noz-moscada 

Essa especiaria tem ações anti-inflamatória e sedativa, além de auxiliar na digestão, na circulação e no sono. 

Como usar: polvilhada no molho de tomate, molho de castanha de caju. 

Dose diária: 1/2 colher de café da semente ralada (não mais do que isso). 

Mostarda

O princípio ativo dessa semente, a sinegrina, tem potencial termogênico (acelera o metabolismo), além de ajudar no alívio de dores musculares. A mostarda é contra-indicada para quem apresenta tendência a desenvolver cálculo renal. 

Como usar: a semente, no molho de castanhas, em saladas. Em pasta (escolha uma marca sem corante e pouco conservante), molho de salada, no sanduíche. 

Dose diária: de 2 a 3 colheres de chá.

Pimenta-caiena 

Concentra mais capsaicina (substância termogênica) que a dedo-de-moça e outras pimentas vermelhas. Por ser rica em antioxidante e anti-inflamatórios, ainda ajuda a eliminar toxinas e melhorar a circulação.

Como usar: diluída no azeite para temperar a salada ou batida no suco.

Dose diária: 1 colher de café rasa.