progesterona

9 ALIMENTOS QUE DÃO UM UP NA PROGESTERONA

A lista inclui exclusivamente itens de origem vegetal


daniela cyrulin* | Feb 07, 2022

Regular o ciclo menstrual e preparar o útero para receber e manter uma eventual gestação são responsabilidades importantes da progesterona, mas o hormônio exerce várias outras funções ao longo da vida da mulher. A partir da fase em que os níveis começam a ficar desregulados, por volta dos 40 anos (perimenopausa) ou quando entram em colapso (menopausa), podem surgir sintomas como:

. infertilidade ou abortos

. períodos irregulares do ciclo menstrual

. baixa ou perda da líbido

. seios doloridos

. ganho de peso

. alterações no humor

. ansiedade / depressão

. insônia

Dependendo de cada caso, cada organismo e histórico de vida, a reposição hormonal pode ser um tratamento bem-sucedido, mas existem hábitos que toda mulher, independentemente da idade, deveria adotar no dia a dia já pensando em manter o equilíbrio hormonal – são medidas naturais e sem contraindicações. A primeira delas: consumir mais vegetais. Apesar de não apresentar progesterona na composição, alguns deles ajudam a estimular a produção do hormônio. São alimentos que ainda oferecem uma boa dose de substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias.

Alimentos pró-progesterona

A lista inclui exclusivamente itens de origem vegetal

. leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico)

. brócolis

. couve-de-bruxelas

. repolho

. couve-flor

. couve

. nozes, castanhas, amêndoa e outras oleaginosas

. abóbora

. espinafre

. grãos integrais (quinoa, arroz, trigo sarraceno)

Mais alimentos aliados

Banana, crucíferas (repolho, acelga, brócolis, couve-flor, rúcula, agrião) e oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoa) reduzem os níveis de estrogênio no organismo. Isso também é bom, já que ajuda a manter os níveis de estrogênio  numa proporção adequada para os níveis de progesterona.   

Outras medidas que favorecem a progesterona

São cuidados básicos, mas que muitas vezes ficam para segundo plano. Então reveja seus hábitos e adote mais três medidas importantes para a produção de progesterona.  

Manter um peso saudável: um corpo magro não produz mais progesterona, mas o excesso de peso faz com que a mulher apresente um aumento nos níveis de estrogênio criando um desequilíbrio entre os dois hormônios.

Reduzir o estresse: a tensão desencadeia a produção de cortisol (hormônio do estresse), o que pode fazer com que os rins crie o mecanismo de converter hormônios, como a progesterona, em cortisol sempre que o corpo estiver em  momentos de “emergência”. Meditação, yoga, escrever um diário, ler, ouvir música, participar de outras atividades relaxantes e agradáveis, além de sono reparador, são hábitos eficazes para controlar o estresse. 

Fuja do excesso de exercício: praticar atividade física com regularidade é essencial para a saúde física e mental, mas o excesso pode fazer com que o  corpo produza mais cortisol (e outros hormônios do estresse) e menos progesterona.