ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

6 SINAIS DO CORPO DE QUE VOCÊ ESTÁ COMENDO MAL

Saiba reconhecer as evidências de falta de vitaminas e minerais


Helen Almeida | Nov 27, 2019

Unhas quebradiças e queda de cabelo funcionam como alerta para a falta de  nutrientes no prato. O corpo pode dar vários outros sinais de que sua dieta está desequilibrada, pobre em nutrientes. "As alterações podem variar de acordo com o déficit apresentado no organismo", explica a endocrinologista Renata Dinardi Borges Liboni, professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Por isso não subestime aquele cansaço que nunca passa ou aquela insônia insistente. Provavelmente, é seu corpo sinalizando a necessidade de ajustes na dieta.  

Cansaço. É um dos principais alertas de carência de ferro, mineral responsável pelo transporte de oxigênio para as células do corpo todo, além participar da fabricação dos glóbulos vermelhos do sangue. Um grau leve de deficiência de ferro não chega a comprometer o organismo, mas a falta acentuada resulta em anemia. Nesse caso, além daquele cansaço que parece não ter fim, os sintomas são palidez da pele e das mucosas (gengivas, palma das mãos e parte interna do olho), unhas quebradiças, falta de apetite, fadiga generalizada e falta de disposição. A carência do mineral nas crianças é sinalizada com apatia e dificuldade de aprendizagem. O ferro é encontrado na carne vermelha, mas não só. 

Onde encontrar: é importante você saber que existem dois tipos de ferro, o heme, de origem animal (apresenta maior disponibilidade), e o não-heme, dos vegetais (menor disponibilidade). Portanto, se você optou por uma alimentação com menos (ou nenhuma) carne, capriche nos vegetais verde-escuros (couve, brócolis, espinafre) e nas leguminosas (feijão, lentilha, ervilha), no almoço e no jantar. Na mesma refeição, consuma um alimento fonte de vitamina C (limão, laranja, acerola) para garantir uma melhor absorção do ferro vindo dos vegetais. 

Resfriados frequentes. Também conhecida como ácido ascórbico, a vitamina C é fundamental para o sistema imunológico. Por isso, mesmo que ainda não exista unanimidade sobre ela prevenir resfriados, consuma a dose adequada.  Cicatrização lenta, sangramentos na gengiva e nariz, manchas roxas pelo corpo, queda de cabelo e unhas fracas, assim como estresse, são outros sintomas de carência da vitamina. A presença dela no prato ajuda a prevenir a flacidez, já que contribui para a produção de colágeno, tipo de proteína que dá sustentação à pele. 

Onde encontrar: frutas cítricas (laranja, limão), acerola, kiwi.

Infecções frequentes. São associadas ao déficit de vitamina A, já que doses adequadas são importantes para o sistema imunológico. A falta da vitamina afeta principalmente a visão. É essencial para manter saudáveis as mucosas (cobertura interna do corpo que recobre alguns órgãos como nariz, garganta, boca, olhos, estômago), que também atuam como barreiras de proteção contra infecções. Estudos mostram que a vitamina A ainda age como antioxidante (combate os radicais livres que aceleram o envelhecimento e estão associadas a algumas doenças). Mas é preciso cuidado com a suplementação de vitamina A, pois, em excesso, ela também é prejudicial ao organismo.

Onde encontrar: em alimentos de origem animal (gema de ovo, leite integral, queijo e manteiga). Os vegetais são fonte de vitamina A na forma de carotenóides (precursores da vitamina), encontrados em frutas e legumes amarelos e alaranjados (mamão, manga, caju fresco, goiaba vermelha, abóbora, cenoura); e folhas verde-escuras (couve, salsa, chicória).

Insônia. Pode estar relacionada com falta de B12, vitamina fundamental para o sistema nervoso central. Obtida a partir dos alimentos (não é produzida pelo nosso organismo), a B12 em quantidade adequada também é importante para evitar sintomas de estresse, cansaço, formigamento nas mãos e pés, perda de equilíbrio, confusão mental e até depressão. 

Onde encontrar: carne vermelha. Os vegetarianos precisam de suplementação de B12.

Câimbra. Apresentada com frequência, sinaliza a falta de cálcio, mineral importante para a manutenção das funções básicas do nosso corpo. Outros sintomas são: ganho de peso, estresse, depressão, pressão arterial elevada, insônia, depressão, cárie e unha quebradiça.

Onde encontrar: leite e derivados (iogurte, queijo), brócolis, couve, espinafre, e grão-de-bico. Para aumentar a absorção do cálcio, é importante garantir a presença de vitamina D no organismo - a maneira mais eficiente para isso é se expor ao sol, de 20 a 30 minutos por dia, sem protetor solar, mas evite os horários críticos, das 10h às 16h.

Mau hálito. A água também é considerada um nutriente, imprescindível para manter o corpo hidratado. Quando uma pessoa fica muito tempo sem beber água durante o dia, o organismo queima gordura e libera compostos à base de enxofre (que tem cheiro ruim). A água ajuda na limpeza desses compostos e colabora com a produção de saliva, 95% composta de água. Uma boa hidratação pela manhã, ao acordar, também é importa: reduz até 60% do mau hálito matinal, segundo um estudo publicado no International Journal of Dental Hygiene. 

Onde encontrar: a água pura é insubstituível, mas você também pode beber chá (sem açúcar), água de coco e água aromatizada. Melão, melancia e outras frutas suculentas também ajudam a manter o corpo bem hidratado.  

Lembrete: os sintomas citados acima podem ou não sinalizar carência de nutriente. Ao notar qualquer um deles, a recomendação é consultar um médico de confiança. Apenas um profissional da saúde pode diagnosticar e indicar o tratamento correto.

Artigos relacionados:

Descubra como a falta de vitamina B12 prejudica a sua saúde

Proteína e vitamina B12: quando suplementar

Vegetarianismo para crianças. É saudável, sim.