SEMENTES

6 MANEIRAS DE USAR O GERGELIM

Saiba porque e como incluir a sementinha nas refeições do dia a dia


camila freire | Feb 14, 2022

Quem vê o gergelim polvilhado sobre o pão de hambúrguer, talvez nem imagine o tanto de nutrientes encontrados no alimento. Além de gordura boa e um alto teor de vitaminas do complexo B, a sementinha contém minerais como ferro, fósforo, potássio, magnésio, sódio, zinco e selênio – substâncias que, juntas, garantem propriedades anti-inflamatórias, segundo pesquisa divulgada pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). Mas é a alta concentração de cálcio que faz do gergelim uma opção importante para quem segue uma alimentação vegana ou não consome lácteos. 

Seguem 6 sugestões para você consumir a semente com mais frequência, em todas as refeições do dia:

Mix de sementes

Tostar o gergelim com outras sementes resulta num mix de sabores e nutrientes. Use para polvilhar nas frutas, no mingau, na salada e até na sopa. É ótimo para dar saciedade e garantir gorduras boas, fibras, cálcio e outros minerais.  

Gersal

Combinação de gergelim tostado com sal. Em uma frigideira, toste 8 colheres de sopa cheias de sementes com 1 colher de sopa rasa de sal marinho. Espalhe em uma assadeira e deixe esfriar. Polvilhe o gersal (de preferência moído na hora) no arroz, na salada, no pão com tahine. Além dos nutrientes do gergelim, o gersal é recomendado para quem necessita reduzir o consumo de sódio. 

Leite vegetal

A versão com gergelim pode fornecer até mais cálcio que o leite de vaca. Para fazer em casa, é só deixar um copo de gergelim de molho por oito horas, escorrer e bater com quatro copos de água filtrada.  

O leite pode ser preparado com o gergelim branco ou preto, que tem até mais cálcio, fibras, vitaminas A e E e as do complexo B – a diferença é pouca, mas existe.

Pasta (tahine)

Feita com sementes de gergelim, o tradicional tahine tem um sabor único, principalmente quando preparado em casa. Pode ser usado para passar no pão, na torrada, no recheio do sanduíche ou em receitas, como homus (pasta de grão-de-bico).

Chá

Ajuda a manter a saúde do coração, prevenindo doenças cardiovasculares. Também hidrata o organismo e favorece a perda de peso em excesso. Coloque de 1 a 2 colheres (sopa) de gergelim em uma panela com 400 ml de água, abafe e deixe ferver por 10 minutos. Beba sem coar (mastigue as sementinhas).

Biscoito

É uma opção prática de snack saudável especialmente quando acompanhado de uma fruta. Acrescentar outras sementes (linhaça, chia) na receita, além do gergelim, rende um biscoito ainda mais interessante nutricionalmente. E o preparo é fácil! 

Ingredientes

🌱 1 xícara de farinha de trigo integral

🌱 1 xícara de farinha de trigo branca

🌱 1 xícara de gergelim torrado ou preto ou metade de cada

🌱 1/2 colher (sopa) de sal

🌱 2 colheres (sopa) azeite de boa qualidade

🌱 3/4 de xícara de água

Modo de fazer

Em um recipiente médio, coloque as farinhas, o sal e o gergelim. Mexa bem. Em seguida, adicione o azeite e a água. Misture até obter uma massa homogênea que desgrude das mãos. 

Abra a massa em uma superfície polvilhada com farinha, com auxílio de um rolo. 

Corte os biscoitos no tamanho desejado, transfira para uma assadeira e asse em fogo preaquecido a 180 ºC de 15 a 20 minutos ou até dourar.