6 BENEFÍCIOS DO ESPINAFRE

A VERDURA ESTÁ NA SAFRA. APROVEITE!


Eliane Contreras | Sep 29, 2022

Até novembro (último mês da safra), o espinafre deve aparecer farto e com um preço acessível em feiras, hortifrutis e supermercados. Os benefícios para a saúde, além do sabor único, valem muito o investimento e o preparo da verdura.   Antes, um aviso: apesar de conter ferro, o espinafre não deixa ninguém tão forte e musculoso quanto o marinheiro Popeye. Pelo menos, a ciência ainda não comprovou esse efeito, mas é certo que a verdura tem muitos outros nutrientes que garantem vários benefícios. Conheça 6 deles:

1. Ajuda a diminuir a pressão sanguínea. Méritos da vitamina K, presente em grande quantidade na verdura.

2. Ameniza o risco de doenças cardiovasculares. Ação protetora também proveniente da vitamina K.

3. Reduz o risco de doenças crônicas. Isso graças à sinergia entre as substâncias (fibras, magnésio, vitamina A e folato) encontradas na verdura.

4. Reforça o sistema imunológico. Efeito da vitamina C, em boa quantidade no espinafre cru (consuma muito bem higienizado!) ou, então, rapidamente refogado ou apenas escaldado em água fervente.

5. Contribui para a saúde ocular reduzindo a incidência de degeneração macular, uma das principais causas de cegueira em idosos. Esse benefício se deve à luteína, componente que, assim como a vitamina C, diminui com o cozimento, mas aumenta quando o espinafre é consumido na forma líquida (bata a verdura no suco verde ou smoothie), segundo estudo publicado na revista Food Chemistry, em 2019.  

6. Diminui o declínio das funções cognitivas. Proteção oferecida pelas folhas verdes e vegetais e e espinafre está incluído nesse grupo, de acordo com estudo publicado na revista Neurology, em 2018.   

ATENÇÃO COM OS EFEITOS-COLATERAIS 

Qualquer alimento consumido em grande quantidade pode não fazer bem  e, no caso do espinafre, existe o agravante do ácido oxálico que, em excesso, favorece a formação de pedras nos rins, principalmente em quem tem tendência ao problema.   Outro cuidado é distanciar o consumo da verdura ao de remédios anticoagulantes, já que a vitamina K presente nas folhas pode interferir na ação do medicamento.