Demorou. Mas, finalmente, as redes de fast food se deram conta da falta de opções vegetarianas em seus cardápios. Com o crescimento diário de brasileiros que deixam de comer carne, o mercado de comida rápida está se adaptando. Hoje, as cinco maiores redes têm hambúrgueres ou prato vegetariano disponíveis. Já os veganos continuam sem alternativa nesses fast food, que disseram estar caminhando para isso.
O QUE TEM DE VEGGIE NO CARDÁPIO
SUBWAY
A rede norte-americana, especializada em sanduíches e saladas, acrescentou um lanche vegetariano no cardápio brasileiro. Combina alface, tomate, pimentão e cebola roxa – pode ser completado com azeite e vinagre. O pão tem ingredientes de origem animal (ovo, leite ou derivados) e, por isso, não pode ser considerado um sanduíche vegano. Mas, como a rede já tem alternativa para esse público em outros países, quem sabe, em breve, o mesmo não acontece por aqui?
MC DONALDS
A maior rede de fast food do mundo também não oferece nenhum sanduíche vegano entre as opções disponíveis no Brasil. Mas, em países como a Alemanha, o cardápio já tem alguns lanches completamente livres de ingredientes de origem animal. Por aqui, foi lançado, há pouco tempo, o McVeggie – alternativa vegetariana com queijo coalho empanado, molho de pimenta biquinho, cebola caramelizada, alface crespa, tomate, cenoura ralada e maionese no pão tipo brioche. Quem achar pouco, pode pedir o Duplo Veggie – vem com duas unidades de queijo coalho empanado. Enfim, é uma escolha para os vegetarianos que ainda sentem vontade de comer no Mc.
BURGER KING
O BK tem duas opções de hambúrguer vegetariano. O primeiro a entrar no cardápio foi o Veggie Burger, um sanduíche com empanado à base de batata e champignon, shimeji, shitake e queijo no pão integral. As opções de acompanhamento são: maionese, queijo, alface, tomate e cebola. Recentemente, o Burger King aderiu a tendência de hambúrgueres veganos, com textura e sabor de carne, e lançou o Rebel Whopper, Trata-se de um burger plant-based grelhado acompanhado de tomate, alface, maionese, ketchup, picles e cebola branca no pão com sementes de gergelim. Mas atenção veganos: a maionese é normal, feita com ovo. Portanto, a rede continua deixando os veganos de fora.
GIRAFFAS
O parmegiana vegetariano, steak de legumes empanado acompanhado de arroz e fritas, é um dos pratos vegetarianos do Giraffas, rede especializada em refeições completas. A outra opção é o tradicional steak vegetariano, steak de legumes empanado com três acompanhamentos a escolher (couve e salada de feijão fradinho, por exemplo) e um molho de mostarda, mel e barbecue.
CHINA IN BOX
A rede de comida oriental disponibiliza dois pratos vegetarianos no cardápio. Um deles é o rolinho vegetariano preparado com uma massinha tradicional da casa e recheado com repolho e cenoura, acompanhado de molho agridoce. E, para quem é fã de yakissoba , o China In Box criou uma versão sem nenhum ingrediente de origem animal. O macarrão oriental vem com legumes, champignon, molho à base de shoyu.