cozinha vegetal

4 MANEIRAS DE USAR A ORA-PRO-NÓBIS

IDEIAS PARA VOCÊ INCLUIR A PLANTA NAS SUAS REFEIÇÕES 


Redação | Dec 20, 2021

Boa alternativa de proteína de origem vegetal, a ora-pro-nóbis (Pereskia aculeara Mill) tem folhas espessas e sabor suave. Muita gente ainda não se arriscou a incluí-la nos preparos culinários, mas é uma PANC (planta alimentícia não convencional) bastante versátil. Separamos quatro maneiras diferentes da ora-pro-nóbis fazer parte das suas refeições. Antes de tudo, uma dica: sempre afervente a folha, até mesmo antes de incluí-la no suco verde, por exemplo. “É um processo simples, mas importante para melhorar a digestibilidade”, avisa a nutricionista e pesquisadora Valéria Paschoal, da VP Centro de Nutrição Funcional.

Ok, você quer praticidade, então consuma a folha crua no suco ou na salada, mas faça isso esporadicamente e em pouca quantidade. 

1.Refogue rapidamente  

As folhas podem ser refogadas por poucos minutos como qualquer verdura, com cebola, alho e azeite. Acrescente sal e outros temperos.  

2.Acrescente no feijão  

A ora-pro-nóbis vai muito bem no feijão – a mucilagem da folha ajuda a dar uma engrossadinha no caldo. É só adicionar as folhas mais no final do preparo. Acrescente também na sopa de legumes, num caldo verde, na moqueca de banana verde (tem receita aqui)

3.Transforme em pesto 

Use as folhas para substituir parte do manjericão pedido na receita original. Deixa a receita mais leve e cremosa. Fica gostoso na massa, na torrada, salada e até pizza. Mas lembre: como no pesto a folha é usada crua, prepare esporadicamente (ou afervente a ora-pro-nóbis rapidamente antes de acrescentar na receita). 

4.Prepare chá e suco 

Essa PANC também pode virar chá ou suco. O chá tem efeito purificante e auxilia no tratamento de processos inflamatórios, como cistite. Basta ferver as folhas por 10 minutos e coar. Batida no suco verde, acrescenta proteína, vitamina C e cálcio! Experimente combinar ora-pro-nóbis, gengibre e hortelã! Fica muito bom!

Fotos: @eliane_contreras e @murilogezuis