VEGETARIANISMO

1º DE OUTUBRO: DIA MUNDIAL DO VEGETARIANISMO

Uma alimentação sem carne influencia diretamente na nossa qualidade de vida e na do planeta


Eliane Contreras | Oct 01, 2023

Quem segue uma alimentação vegetariana pode comemorar todos os dias os benefícios que o cardápio traz à saúde (redução dos níveis de colesterol e do risco de doenças cardiovasculares, hipertensão, diversos tipos de câncer, obesidade e diabete tipo 2), além de poupar a vida dos animais. Existe também uma data oficial para o Dia Mundial do Vegetarianismo: hoje, primeiro dia do mês de outubro. Criada em 1977 pela Sociedade Vegetariana Norte-americana, é lembrada todos os anos como uma data para incentivar mais pessoas a adotarem uma alimentação sem carne, baseada em vegetais.

Se você precisa de mais motivos para mudar seus hábitos à mesa, considere as vantagens para o planeta: uma alimentação sem itens de origem animal pode reduzir em 70% as emissões de gases de efeito estufa associados à criação de gado, segundo um estudo publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Science. Esse resultado ajudaria a reduzir o aquecimento global e, consequentemente, amenizaria bastante os eventos climáticos severos que estamos vivendo agora.

Para quem está disposto a dar o primeiro passo em direção a uma alimentação que prioriza frutas, verduras, legumes, castanhas e leguminosas, selecionamos 5 receitas vegetarianas vapt-vupt, já publicadas aqui no nosso site. Antes de colocar a mão na massa, saiba que a alimentação vegetariana também desperta em você o hábito por um consumo mais consciente, o que inclui priorizar os pequenos produtores e querer pesquisar de onde vêm os alimentos. 

EXPERIMENTE TAMBÉM:

“MAIONESE" DE ABACATE 

PENNE AO CREME VERDE