COVID-19

OS ANIMAIS MUDARAM O CENÁRIO DAS CIDADES NA QUARENTENA

O silêncio e o ar menos poluído atraem pássaros e espécies silvestres 


Eliane Contreras | Apr 29, 2020

Nós não estamos defendendo a natureza, nós somos a natureza. E, por isso, mesmo isolados em casa, por causa do coronavírus, precisamos aprender a ouvir ela dentro de nós. Aproveite o silêncio e a calmaria. Reflita também sobre a natureza lá fora. 

O isolamento social em consequência da covid-19 trouxe calmaria às grandes cidades e os animais silvestres têm gostado da ideia. Durante a quarentena, macacos, javalis, veados e outras espécies animais foram flagrados em ruas desertas no Japão, na Tailândia, Índia, Itália e Espanha. Segundo especialistas, eles chegam em busca de alimentos, pois os parques onde habitam estão fechados, sem receber os visitantes que costumam alimentá-los.

Mas a redução na poluição do ar, da água e sonora também tem contribuído para a mudança do cenário das metrópoles. Mesmo em regiões em que o barulho da multidão se mistura ao ruído dos carros, agora a calmaria e o silêncio permitem ouvir o canto dos pássaros, segundo pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) que têm medido diariamente o som em diferentes partes da cidade durante a quarentena. No litoral Norte de São Paulo, as tartarugas marinhas têm transitado mais nas praias fechadas para os turistas. Enfim, é a natureza dando seu recado. 

Cabe a cada um de nós pisar mais levemente no planeta. Buscar o equilíbrio entre ecossistemas e atividades econômicas pode ser um bom caminho, em respeito ao meio ambiente, aos animais e a nós mesmos.