RECICLAGEM

RECICLAGEM: O DESTINO CERTO PARA CADA LIXO

10 COISAS QUE VOCÊ, PROVAVELMENTE, NÃO SABE ONDE DESCARTAR


Helen Almeida | Jun 03, 2019

Todo mundo sabe onde colocar parte do lixo produzido no dia a dia: restos de alimentos vão para a lixeira de orgânicos; sacos e embalagens plásticas para a lixeira designada ao plástico; caixas de papelão, jornais e revistas na lixeira específica para papel. Mas em qual delas colocar a cartela de remédio, a fralda descartável e a lâmina de barbear? Ficou em dúvida? Nós também! Por isso listamos esses e outros sete “objetos” que costumam deixar muita gente com uma interrogação na cabeça na hora do descarte e pesquisamos qual o destino certo para cada um deles.  

1. CARTELA DE REMÉDIO 

Descarte certo: feita de material não reciclável, ela deve ser incinerada. Por isso não jogue fora. Junte várias cartelas vazias e, assim que você tiver uma quantidade razoável delas, leve até uma farmácia que coleta e encaminha o material para a incineração.

2. APARELHO DE BARBEAR

Descarte certo: tanto a lâmina de metal quanto a parte de plástico do aparelho são recicláveis, mas isso dificilmente acontece porque metal e plástico têm destinos diferentes, e é difícil a gente conseguir fazer  essa separação em casa. Então jogue em qualquer uma das lixeiras de reciclado, mas tenha o cuidado de colocar o aparelho dentro de uma garrafa pet ou caixa de papelão para que a lâmina não machuque o coletor.

3. VIDRO DE ESMALTE

Descarte certo: ele nunca deve ser colocado em um lixo comum, já que os componentes químicos do esmalte poluem muito o meio ambiente. O recomendado é enxaguar o frasco vazio com um pouco de acetona e jogar o resíduo sobre uma folha de jornal. Espere secar e só então coloque o jornal no lixo comum e o frasco na lixeira específica para vidro. A limpeza do vidrinho deve ser feita para garantir que em nenhuma hipótese a parte líquida vá parar no meio ambiente.

4. TUBO DE CREME DENTAL 

Descarte certo: apesar de existirem poucas empresas e projetos que realizam a reciclagem desse tipo de embalagem, ela deve ser colocada na lixeira destinada para plástico ou metal (dependendo do material do tubo do seu creme dental) para, então, passar pela triagem e chegar ao local adequado.

5. EMBALAGEM DE ISOPOR

Descarte certo: esse plástico expandido é reciclável, mas o trabalho só vale à pena para volumes grandes e existem poucas cooperativas com a estrutura necessária para armazenar uma quantidade grande de isopor. Mesmo assim, ele deve ir para o lixo específico para plástico e, assim, possa ser enviado aos locais adequados.

6. CAIXA DE PIZZA 

Descarte certo: embalagem engordurada pode ser colocada no reciclado? Sim, é só tirar o excesso de gordura. Então passe um papel ou lave rapidamente e deixe secar antes de pôr no lixo destinado ao papel.

7. PILHA E BATERIA PORTÁTIL

Descarte certo: nem um nem outro pode ir para o lixo comum, em hipótese alguma! Em contato com outros materiais, elas podem vazar e provocar danos ao meio ambiente. Para ter uma ideia, a pilha leclanché, a mais comum, tem em sua composição mercúrio, cádmio e chumbo. Então embale tanto a pilha quanto a bateria em uma embalagem resistente e, depois, leve em um posto de recolhimento mais próximo.

8. FRALDA DESCARTÁVEL 

Descarte certo: apesar de já existirem projetos de reciclagem para esse tipo de material, o volume produzido no Brasil é muito maior do que se pode tratar atualmente. Por isso, infelizmente, o destino da fralda continua sendo o lixo comum e, depois, os aterros sanitários, onde ela pode levar até seis séculos para se decompor totalmente.

9. LÂMPADA FLUORESCENTE

Descarte certo: o mercúrio presente na composição pode causar danos ao meio ambiente e à nossa saúde. Portanto, ela nunca deve ir para o lixo comum, mas levada até um ponto de coleta especializada no manuseio. É a única maneira de você evitar o risco de poluição ambiental ou intoxicação.

10. EMBALAGEM TETRA PACK 

Descarte certo: reciclagem é possível e recomendada, mas cuide para que a embalagem esteja limpa antes que ela vá para o lixo. Como a maior parte da composição é o papel, a tetra pack deve ser descartada na lixeira destinada para papel e papelão.

Fontes: @seloeurecico e www.ecycle.com.br