FAÇA VOCÊ MESMO

FAÇA VOCÊ MESMO: VINAGRE DE MAÇÃ

Uma receita, três utilidades


Redação | Aug 12, 2020

O vinagre de maçã é encontrado facilmente nos supermercados, mas você pode fazer o seu em casa. Caso seja para uso culinário, melhor utilizar maças em perfeito estado. Caso vá utilizar apenas para limpeza da casa, pode utilizar aquelas que já passaram do ponto - uma ótima ideia para evitar o desperdício. Sem falar que produzir seus próprios produtos (aqueles que são possíveis) traz uma certa autonomia, já que você fica menos dependente da indústria e tem a certeza dos ingredientes usados na composição.

No caso do vinagre de maçã, você ainda tem a oportunidade de acompanhar o processo de fermentação. Isso mesmo: o vinagre é resultado da fermentação das bactérias da fruta. E a utilização vai muito além da cozinha, onde costuma ser amplamente empregado como tempero. Pode ser aplicado no rosto, no cabelo, nas axilas, nos pés, nas unhas e até como antiácido para o estômago. “É tipo Engov”, afirma a ativista e empresária vegana Alana Rox, fã de carteirinha do vinagre de maça especialmente no cabelo. Alguém falou desinfetante? O produto também facilita a limpeza da cozinha e do banheiro, reduzindo a necessidade de produtos químicos prejudiciais à saúde.

RECEITA CASEIRA 

Ingredientes

- 5 maças inteiras picadas

- 1 colher (sopa) de açúcar demerara 

- 1 litro de água filtrada (ou o suficiente para cobrir as maçãs)

Modo de fazer

Lave e pique as maçãs e coloque em um recipiente de vidro (higienize com água fervente). O ideal é que as maçãs ocupem apenas metade do vidro. Adicione o açúcar e a água e mexa com uma colher de pau ou bambu (evite metal, pois pode interferir na fermentação) até dissolver o açúcar. 

Cubra o vidro com um pedaço de tecido bem fininho e prenda com elástico ou barbante. Deixe em um lugar ventilado, em temperatura ambiente e protegido de luz direta. Mexa diariamente com a colher de pau (se possível, duas vezes ao dia). Essa etapa dura de 2 a 3 semanas ou até as maças irem para o fundo do recipiente e as bolhas provenientes da fermentação deixarem de existir.

Coloque um coador na boca do pote final em que ficará o vinagre (pode ser um reutilizado como na foto, só não esqueça de higienizá-lo com água fervente) e coe o vinagre. Descarte os resíduos de maçã ou coloque na composteira. Deixe descansar por mais três ou cinco dias – vá provando até achar que atingiu o ponto de vinagre. Não precisa de refrigeração e o prazo de validade é ilimitado.

Receita adaptada do blog Casal Natureba.  

USO COSMÉTICO

Saiba como aplicar no cabelo, no rosto, nas axilas, nos pés e nas unhas 

Anti-frizz

Dilua 1 colher (sopa) do vinagre de maçã em 1 copo (200 ml) de água. Aplique no último enxágue da lavagem, uma vez por semana. Por ter um  pH ácido similar ao do cabelo, reequilibra e sela as cutículas dos fios, retirando frizz e trazendo brilho, maciez e luminosidade. Também trata o couro cabeludo, reduzindo coceiras e irritações, além de auxiliar no tratamento contra caspa.

Tônico natural

Para combater o excesso de oleosidade na zona T (nariz, testa e queijo) e em outras partes que achar necessário, aplique uma solução de vinagre (10 ml) e água (50 ml) com auxílio de um algodão ou disco de crochê. Deixe agir por 15 minutos e, em seguida, enxague com água. Repita o ritual uma vez por semana. O vinagre age como um tônico natural adstringente: reduz a oleosidade, fecha os poros e evita acne.  

Clareador

Se estiver precisando clarear a área das axilas, passe uma solução de vinagre um pouco mais concentrada (20 ml para 50 ml de água), uma vez por semana. O ácido acético faz com que o vinagre promove uma renovação celular e, por isso, ajuda amenizar manchas escuras nas axilas. Além disso, tem ação antifúngica, combatendo odor ruim embaixo dos braços e nos pés, além de combater micose de unha – neste caso, aplique o vinagre puro (encharque um algodão, coloque sobre a unha e deixa por meia hora).

USO MEDICINAL

Combate os sintomas de má digestão e ameniza refluxo  

Protetor gástrico

Apesar do pH ácido, o vinagre de maçã age como alcalinizante protegendo o fígado, além de retardar a absorção de amidos e glicose, o que evita picos de insulina. Dilua 1 colher (café) do vinagre em 1 copo (200 ml) de água antes das refeições ou adicione no suco verde. Experimente a mesma mistura para amenizar um pouco a ação deletéria da bebida alcoólica no organismo, antes do primeiro gole e depois do último. Regula alterações do suco gástrico e equilibra o pH do estômago. Há muitos relatos de pessoas que usam com sucesso o vinagre de maçã também para combater refluxo. 

USO NA LIMPEZA

Desinfetante. No livro As Maravilhas do Vinagre de Maçã (editora Alaúde), a médica Penny Stanway afirma que o vinagre de maçã tem ações antibacteriana, desengordurante e desinfetante funcionando como aliado na limpeza do banheiro e na cozinha.

Banheiro: dilua uma parte de vinagre para dez de água e borrife na pia e no vaso sanitário.

Cozinha: coloque as panelas engorduradas de molho por 15 minutos em água e vinagre. Também funciona bem borrifar na pia para ajudar a remover o excesso de gordura.