Limpeza

SUA CASA TAMBÉM PODE CONTRIBUIR PARA O BEM DO PLANETA

LIMPEZA CONSCIENTE


Renata Losso | Aug 01, 2018

“Enquanto você estiver vivo, vai ter louça.” A frase, de autoria da artista paulista Ida Feldman, não poderia ser mais verdadeira. Justamente por isso – e por todos os lugares de nossas casas que precisam de uma faxina diária ou de tempos em tempos –, é importante dar atenção aos produtos que usamos tanto diariamente quanto na hora daquela limpeza mais pesada. Você sabia, por exemplo, que muitos produtos usam substâncias derivadas do petróleo em suas composições? Essa informação nunca aparece nos rótulos, mas seus efeitos aparecem na poluição de rios, mares e lagos – e isso nos deixa claro como a busca por alternativas biodegradáveis se faz extremamente necessária.

De acordo com uma pesquisa realizada em 2016 pela Reds (Research Designed for Strategy) em parceria com o CIP (Centro de Inteligência Padrão), unidade de inteligência e pesquisa do Grupo Padrão, a preocupação em não causar tanto impacto ambiental e preservar o meio ambiente está cada vez mais presentes no dia a dia dos consumidores. Naquele momento, 42% dos entrevistados afirmaram considerar a postura ecológica de uma marca de produtos de limpeza antes de levá-los para o caixa do supermercado.

sabonetecoco

Produtos biodegradáveis

Acompanhando a tendência – ou mesmo se antecedendo a ela –, algumas marcas preocupadas em oferecer produtos sustentáveis e biodegradáveis já estavam dando as caras no mercado. A POSITIV.A, a Biowash e a BIOZ Green são três nomes verdes que defendem o meio ambiente em seus discursos – assim como os animais.

São detergentes, multiusos, lava-louças, lava-roupas, entre outros, criados com ingredientes naturais com o objetivo de fugir de substâncias petroquímicas. Além disso, tanto a POSITIV.A quanto a Biowash apresentam também o selo “eureciclo” , mostrando que se responsabilizam pela compensação ambiental das embalagens que produzem.

produtosveg

 

São detergentes, multiusos, lava-louças, lava-roupas, entre outros, criados com ingredientes naturais com o objetivo de fugir de substâncias petroquímicas. Além disso, tanto a POSITIV.A quanto a Biowash apresentam também o selo “eureciclo” , mostrando que se responsabilizam pela compensação ambiental das embalagens que produzem.

prodlimpezaveg


Outra categoria de produto que pode ser uma alternativa menos agressiva ao meio ambiente é o UM Ultramoléculas , que chegou recentemente ao mercado e se apresenta como um produto “SmartClean”: um único composto concentrado que promete limpar a casa toda, do banheiro à cozinha – inclusive suas roupas. A iniciativa se diz 100% biodegradável e, por reunir diversos produtos em um só, também economiza em embalagens.

Faça você mesmo

Porém, optar por alternativas sustentáveis do mercado pode acabar saindo caro. Um Multiuso Concentrado de 1L da Biowash, embora possa ser utilizado também para lavar roupas, por exemplo, custa quase R$50. Já o lava-louças de 1L da POSITIV.A custa um pouco mais de R$20. Por essas e outras razões é que a publicitária Carla de Paula Cipullo, de 32 anos, resolveu fazer seus próprios produtos – e deu certo.

Ela, que já estava apostando em produtos de duas das marcas naturais citadas anteriormente, nos contou que um dia estava tentando desengordurar a louça em casa e nada funcionava. Até que resolveu testar a limpeza com uma barra de sabão de coco UFE como desengordurante. E tudo foi resolvido.

De teste em teste com o sabão de coco – inclusive derretendo-o para utilizá-lo na área onde seu cachorro usa como banheiro –, a publicitária descobriu um novo mundo que já tinha muitos seguidores na internet. “Um dia eu precisava comprar limpa-vidros e eu decidi fazer em vez de comprar. Então comecei a procurar receitas na internet e descobri que sabão de coco, vinagre e bicarbonato de sódio são os ingredientes básicos para tudo”, revela. Como à moda antiga, afinal.

Carla fez um limpa-vidros com água e vinagre e, mesmo que a receita original exigisse amido de milho, a publicitária conta que funcionou muito bem mesmo sem esse terceiro ingrediente. A criadora de conteúdo Dani Noce deu a receita aqui .

potelimaoveg

 

Ingredientes multiuso

Em 2015, no blog “Um ano sem lixo” , a designer Cristal Muniz já falava sobre como limpar a casa naturalmente e não poluir o planeta com produtos de limpeza tóxicos. Nesse post ela comenta que vinagre, bicarbonato de sódio e sabão de coco (sempre que de uma marca confiável, com óleo de coco em seus poucos ingredientes) são mesmo as três coisas necessárias para limpar a casa. Com isso, o lava-roupas pode ser feito com sabão de coco ralado e bicarbonato de sódio, por exemplo. Já o desinfetante pode ser obtido a partir do vinagre de álcool e, se quiser dar um cheirinho diferente, óleo essencial.

Portanto, se você é do princípio “Do It Yourself” (Faça Você Mesmo), mãos à obra. Tanto no blog “Um ano sem lixo” quanto neste e-book da Insecta Shoes com a Mari Pelli, empreendedora e co-fundadora do projeto “Roupa Livre” é possível aprender muitas receitas, de detergente a limpa-vidros. De quebra você ainda descobre diferentes motivos para apostar nos produtos feitos em casa e se descobre mais responsável pelos impactos que pode deixar de causar ao meio ambiente.

Aposte no natural e vegetal

Há outras variáveis para a limpeza consciente, como o acréscimo de limão e álcool para alguns produtos; tudo vai depender, afinal, do gosto de cada um. De qualquer maneira a economia vai ser tanto de recursos do planeta quanto do seu bolso. Ah, e uma última dica: encontre uma bucha vegetal como essa para lavar a louça – as esponjas que normalmente usamos também são sintéticas e não recicláveis.