Reaproveitando

UPCYCLING: 5 DICAS FÁCEIS DE REAPROVEITAMENTO

NADA SE PERDE, TUDO SE TRANSFORMA


Renata Losso | Oct 03, 2018

"Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma". A máxima é do francês Lavoisier, considerado por muitos o pai da química moderna, mas atualmente podemos adaptá-la às necessidades do mundo contemporâneo e reinterpretá-la a nosso favor: afinal, é preciso transformar e reciclar materiais para que consigamos diminuir significativamente o tamanho da nossa pegada ecológica. Diferente da reciclagem, no entanto, o upcycling dá nova cara àquilo que seria descartado para que possa ser útil novamente. Não seria ideal poder fazer isso com tudo que consumimos?

Separamos abaixo algumas dicas fáceis de reaproveitamento dos produtos que adquirimos ao longo da vida – de garrafas de vinho àquela calça jeans velha. Poupar o máximo que pudermos do meio ambiente é nosso objetivo. Confira abaixo algumas ideias criativas e, se tiver alguma nova sugestão, conte pra gente. E não se esqueça: de criatividade se faz um mundo mais consciente.

1. Reutilizar garrafas de vidro e latas de alumínio para transformá-las em vasos

Essa é uma das dicas mais básicas do consumo consciente: reutilizar garrafas de vidro, latas ou até garrafas pet para abrigar nossas plantas. Seja para colocá-las dentro ou fora de casa, a ideia é dar nova cara aos recipientes já vazios, combiná-los à decoração e lembrar de cuidar das plantinhas de acordo com a necessidade de cada um delas.

2. Reutilizar outros recipientes para fazer seus próprios produtos de limpeza

Caso você nunca tenha pensado no fato de muitos produtos de limpeza convencionais usarem derivados do petróleo em suas composições – e com isso serem extremamente poluentes –, existe um extraordinário mundo onde você pode criar seus próprios produtos de limpeza a partir de ingredientes como bicarbonato, vinagre e sabão de coco, por exemplo. Caso queira saber mais, falamos desse assunto aqui. Depois você pode reutilizar aquele vidro de palmito ou mesmo a garrafa de plástico onde ficava aquele produto de limpeza que já acabou para armazenar os produtos feitos por você mesmo.

3. Reutilizar potes de vidro para servir drinks super bonitos

Dá uma olhada no capricho do pessoal do Terraço Insalata para inspirar vocês (foto de abertura do artigo). O suco de tomate temperado vem em um copinho de requeijão reutilizado super charmoso. Depois é só decorar com folhinhas de manjericão da sua horta e servir. Sem canudinho de plástico, claro.

4. Caixotes de feira podem virar estante - ou mesmo uma sapateira

E até um rack: basta aumentar o número de caixotes para que eles atendam a sua necessidade. Para dar uma cara nova a eles é simples – embora não tão fácil: basta lixá-los e pintá-los da cor de sua preferência. Você vai precisar colocar os músculos em ação, mas o resultado valerá a pena.

Foto: acasaqueminhavoqueria.com.br

5. Aquela escada de madeira antiga e sem uso pode virar uma estante para o banheiro

Esse novo móvel já está pronto para para usar: basta prendê-lo onde você deseja ter sua nova estante e começar a preenchê-lo com objetos como velas perfumadas, toalhinhas e etc. Você também pode pintá-lo para combinar com o resto da sua decoração. Não se esqueça de reutilizar a lata de tinta depois.