ERVAS E ESPECIARIAS

ERVAS E ESPECIARIAS ALIVIAM DORES EM OUTRAS CAMADAS

Use-as para melhorar sua energia e a do ambiente 


Eliane Contreras | Jan 13, 2020

As ervas e especiarias que crescem no jardim ou que você pode encontrar facilmente em supermercados e feirinhas orgânicas, ressaltam o sabor dos alimentos. Já experimentou bater manjericão fresco no suco de abacaxi ou acrescentar um pouquinho de pimenta na massa do bolo de chocolate? Além disso, rendem chás com propriedades terapêuticas: quem nunca tomou uma infusão com gengibre para espantar os sintomas da gripe e do resfriado? No verão, é comum as pessoas se refrescarem com um chá gelado ou, ainda, fazer infusões para lavar e relaxar o corpo após o banho ou para limpar a casa. 

Mas pouca gente sabe que as ervas podem favorecer a melhoria e investigação de dores em outras camadas. Em um artigo publicado no site www.casaconhecimento.com.br/, a astróloga, terapeuta e pesquisadora Kety Lisboa Daudt Maus, ensina secar as ervas e colocar em um saquinho de tecido. “Ele se torna uma espécie de amuleto, que guarda a energia correspondente à planta – tipo o tomilho, que traz coragem – e, por isso, leve-o sempre com você”, escreveu Kety. 

Outra dica é fazer um buquê de ervas e deixar pendurado em um canto da casa. “É uma forma poderosa de transformar as energias do ambiente. Buquês de alecrim, hortelã e sálvia ficam perfeitos na cozinha e na sala de jantar. Lavanda e manjericão ficam ótimos no quarto.” Anote mais ervas e especiarias que podem ser mantidas junto a você, de acordo com suas necessidades. 



Gengibre: aumenta a percepção gerais das coisas; bom para trabalhar e descobrir a raiz dos problemas. 

Erva-doce: ajuda no perdão e na cura de machucados emocionais; traz a sensação de aconchego. 

Calêndula: amplia o sentimento de realização; favorece o foco e o propósito. 

Cravo: tira a energia ruim e bota as coisas para se movimentarem. 

Palo santo: tira algo que insisti em bloquear seus projetos; reorganiza a vida. 

Mesmo quando o objetivo é o tratamento energético, qualquer erva deve ser usada com cautela e sem exagero, avisa Kety. 

CAMOMILA E ALECRIM 

Na ginecologia natural, a camomila é uma das ervas mais utilizadas. “É uma espécie de coringa. Alivia desde cólicas, no recém-nascido, até crises recorrentes de candidíase, na mulher. Atua de um extremo a outro devido sua doçura e a experiência milenar que traz na sua essência. É também a erva do perdão. Quando permitimos, a camomila nos liberta dos sentimentos de sofrimento e submissão”, explica a doula e pesquisadora das ervas naturais voltadas para a mulher Sâmara Farias Evangelista. Beba na forma de infusão ou carregue a flor seca num saquinho de tecido. Também pode ser utilizada em compressas ou no enchimento do travesseiro. 

Dançaterapeuta e idealizadora do Espaço Sâmara SOMA, em Manaus, Sâmara também destaca a energia e vitalidade trazidas pelo alecrim. “Erva solar, o alecrim está relacionado à alegria da alma, associado à coragem, bom ânimo e confiança. Intimamente ligada à alegria interior, é uma erva importante para todas as pessoas, homens e mulheres, adultos, idosos e crianças”, diz a pesquisadora, que orienta usar o alecrim na forma de óleo, no banho e para aromatizar o ambiente. A erva seca é ótima como tempero ou para defumar a casa.