BANHO GELADO

5 BENEFÍCIOS DO BANHO GELADO

Saiba quando e porque encarar a água fria


Eliane Contreras | Feb 05, 2020

Muita gente treme só de pensar em tomar banho frio, mesmo no verão. Mas é dele que vamos falar, especialmente dos benefícios que traz à saúde. De cara, melhora o humor e aumenta a disposição. Ainda deixa a pele e o cabelo mais bonitos, ameniza a ansiedade e o estresse e ativa o metabolismo. Saiba um pouco mais antes de virar a chavinha do chuveiro.   

1.Pele e cabelo mais bonitos. A água fria fecha os poros e, diferentemente da água quente, que remove a camada protetora, evita o ressecamento da pele. O mesmo acontece no cabelo. A camada protetora dos fios é mantida e o couro cabeludo não resseca tanto, o que diminui risco de problemas como caspa. 

2.Mais disposição física e mental. Entrar na ducha fria é uma ótima estratégia para quem tem dificuldade de acordar logo cedo. A água gelada, segundo estudos, estimula o sistema neurossensorial, o corpo reage e você sai do estado de sonolência. Você fica em estado de alerta. O banho morno tem efeito contrário: induz ao sono. Por isso reserve o chuveiro frio para o período da manhã. 

3.Menos estresse. Nos dias de muita ansiedade e tensão no trabalho, vale arriscar uma ducha mais fria para esfriar a cuca. Mas faça isso assim que chegar em casa, o mais longe possível da hora de dormir. 

4.Metabolismo mais ativo. O hábito diário do banho frio estimula o tecido adiposo marrom (gordura) e, com isso, são queimadas calorias. O efeito na perda de peso é sutil, mas pense que o resultado aparece com a soma de várias atitudes. 

5.Alivio na dor da tendinite. Como ajuda a reduzir processos inflamatórios, a água fria ameniza tendinite, contusões musculares e bursites.

QUANDO A ÁGUA FRIA NÃO CAI MUITO BEM

Apesar dos vários benefícios apresentados, o banho gelado não é recomendado para todo mundo. Pessoas que têm problemas cardiovasculares devem evitar. A médica Ana Maria Bueno dos Santos, médica antroposófica, de Florianópolis, alerta para o fato da água gelada provocar uma vasoconstrição do sistema vascular periférico. E isso não é bom no caso das cardiopatias. “O estímulo com o banho quente é melhor para trazer vida ao coração.” A falta de circulação do sangue nos pés, nas pernas e mãos também pode trazer complicações para diabéticos e fumantes. Quem têm rinite, asma ou outro problema respiratório também pode não se dar muito bem com o banho frio. 

Gripe e resfriado? É melhor banho morno, não muito quente, principalmente se houver mudança brusca de temperatura. Tomar banho quente e sair para um ambiente frio favorece a queda da imunidade. 

A água fria ameniza contusões musculares, mas piora as dores não inflamatórias, como artrite, contraturas musculares (cãibras) e dores musculares ou musculoesqueléticas. Nesses casos, o banho de imersão em água aquecida é mais indicado, pois promove relaxamento muscular.