TROQUE DESPERDÍCIO POR MAIS SABOR E NUTRIENTES

COMECE POR ESSE HOMMUS DE CASCA DE ABÓBORA.


Eliane Contreras | Apr 25, 2019

Aproveitar o alimento na sua totalidade é apenas uma entre as várias atitudes que você pode adotar contra o desperdício. Saiba outras nove.

Não é toda receita que permite você usar a fruta ou legume por inteiro, com a casca e o talo. Nem por isso jogue fora essas partes dos alimentos. Geralmente elas concentram a maioria das fibras e dos compostos bioativos — ou seja, podem melhorar muito o valor nutricional de um outro preparo. As possibilidades são infinitas: casca, talo, sementes e até ramas são bem-vindas em patês, refogados, sopas, saladas, risotos…

Que tal começar pelo hommus de casca de abóbora? A receita (abaixo) foi sugerida da nutricionista e chef Carina Muller, de São Paulo, no Stop Food Waste Day (SFWD) — campanha internacional contra o desperdício de alimentos. Foi o segundo ano que, por inciativa da GRSA/Compass, o Brasil participou da ação, que tem como objetivo promover a discussão de como nós podemos mudar os hábitos errados para favorecer nossa própria saúde e ajudar o planeta a ser mais sustentável. Fácil não é, mas reduzir o desperdício faz parte da solução. Vamos nessa? 

Hommus de casca de abóbora

Ingredientes

1 xícara (chá) de grão-de-bico

Casca de 1/2 abóbora japonesa (lave bem a casca)

1 folha de louro

1 colher (sopa) de tahine

1 colher (chá) de cúrcuma em pó

1/2 colher (chá) de canela em pó

1 colher (chá) de páprica defumada (ou doce)

1 dente de alho

1 limão espremido

1 colher (sopa) de sal marinho

Pimenta-do-reino a gosto moída na hora 

Modo de fazer

Deixe o grão-de-bico de molho em água por pelo menos 12 horas (quanto mais melhor). Escorra a água e enxágue. Coloque o grão-de-bico na  panela de pressão junto com a casca, o louro e cubra com água filtrada. Quando a válvula pegar pressão, cozinhe de 8 a 10 minutos em fogo baixo. Coe o grão-de-bico e a casca da abóbora, mas reserve o caldo para usar depois se necessário. Bata no processador com o tahine e os demais ingredientes até que fique uma pasta homogênea (se necessário, acrescente um pouco do caldo). Sirva com torradas ou grissinis. Guardado em um vidro bem fechado dura até 4 dias na geladeira ou 3 meses no freezer.

Rendimento: 1 xícara

Tempo de preparo (sem o demolho do grão-de-bico): 20 minutos.

 

Mais 9 atitudes anti-descarte

São várias as ações da SFWD para conter o desperdício de alimentos - vale conferir no site www.stopfoodwaste.com.br. Aqui, destacamos 9 atitudes simples e fáceis de você colocar em prática e participar da ação mundial contra o descarte de comida. 

1. Planeje suas refeições

Antes de ir às compras, olhe a despensa e a geladeira e, só então, planeje o que você vai cozinhar. 

2.Crie cardápios inteligentes 

Eles devem permitir o aproveitamento dos ingredientes em diferentes refeições. Assim você economiza tempo e dinheiro, além de evitar o desperdício.

3.Faça uma lista de compras

Uma família brasileira joga cerca de 1/3 dos alimentos que costuma comprar. A partir do planejamento das refeições, faça uma lista e compre apenas o que você sabe que será consumido.

4.Não coloque comida demais no prato

Isso vale para as refeições dentro e fora de casa. Sirva-se em quantidades menores e repita depois se ainda tiver fome. Isso evita deixar aquele restinho de comida sempre no prato. Faça o mesmo ao servir as crianças. Comece com pequenas porções para que não sobre nada no prato dos pequenos.

5.Fique atento às datas de validade

Existem aplicativos que ajudam você acompanhar as datas de validade dos produtos que tem em casa. Fique de olho e crie receitas para aproveitar primeiro os alimentos que estão próximos do vencimento.

6.Tenha uma horta em casa

Cultivar uma hortinha é uma maneira de você ter pelo menos algumas folhas e temperos frescos à mão e só colher a quantidade necessária. Quantas vezes você comprou um maço de manjericão e usou apenas algumas folhas?

7.Invista numa composteira

As sobras de vegetais e frutas podem ser plantadas, como o alho-poró, cebolinha, alface, alho e abacaxi. O lixo orgânico também pode ser usado para fazer compostagem e adubar sua horta.

8.Use e abuse das PANCs

As plantas alimentícias não convencionais (PANCs) são aquelas que, apesar de comestíveis, quase nunca entram no nosso cardápio. É o caso da azedinha, rica em vitaminas A, B C e sais minerais e ora-pro-nóbis, rico em fibras, ferro, proteína, vitaminas e aminoácidos essenciais.

9.Dê uma chance às frutas e aos legumes feinhos

As fritas e os legumes imperfeitas quase sempre sobram na banca da feira ou do supermercado. Valorize esses produtos muitas vezes vendidos com desconto e que não deixam nada a desejar em sabor e nutrientes.