masala

TEMPERO E CHÁ DE ESPECIARIAS: SABORES DA ÍNDIA NA SUA CASA

Aprenda a fazer garam masala e chai com uma expert no assunto 


Eliane Contreras | Aug 14, 2020

Especialista em turismo cultural e gastronômico, a paulistana Patrícia Castelo adora cozinhar: “Sempre foi uma paixão, quase uma meditação”. Daí para mergulhar no estudo de especiarias, ervas e sementes foi só uma questão de tempo. “Conheci o garam masala e o chai masala numa aula de culinária indiana. Depois disso nunca mais parei de fazer minhas próprias misturas de especiarias que, além de acrescentar sabor aos pratos, fazem bem à saúde, já que os ingredientes usados têm ações antioxidante e anti-inflamatória”, conta Patrícia. Na medicina ayurveda, essas misturas têm mais uma função: ativar o fogo digestivo.

A alquimia com as especiarias também inspirou Patrícia a criar o projeto Coletivo Origens, que reúne experiências de turismo cultural e gastronômico com a história dos lugares e dos alimentos. “Acredito que é ao redor da mesa que fazemos as melhores e mais amorosas conexões”, diz Paty, que pretende retomar o Coletivo assim que passar a pandemia que vivemos  no momento. Enquanto isso, ela faz questão de compartilhar suas descobertas e seu conhecimento no mundo das especiarias, a partir da troca afetiva de suas receitas. Então aproveite as versões de garam masala e chai masala da Paty para, depois, tentar as suas, uma vez que as misturas variam conforme o cozinheiro.

Os ingredientes usados podem ser comprados em pó, mas, se possível, triture-os em casa, no pilão, mixer ou liquidificador. Depois de prontas, as receitas duram bastante tempo (quase um ano) em vidro bem fechado, protegido da luz para não perder aroma e sabor, e vá usando aos poucos. “Já experimentei o garam em quase tudo, mas fica especialmente gostoso em legumes assados, recheios de pratos indianos, como as samosas e alupatras, e em todas as receitas com grãos (lentilha, grão-de-bico e feijões) – sopas, refogados, pastinhas”, conta Patrícia.

Garam masala

Ingredientes

3 colheres (sopa) de cominho em pó

2 colheres (sopa) de pimenta-do-reino branca ou preta

2 colheres (sopa) de gengibre em pó

2 colheres (sopa) de semente de coentro

1 colher (sopa) de canela em pó

1 colher (sopa) de cúrcuma em pó

1/2 colher (sopa) de cravo em pó

1/2 colher (sopa) de cardamomo em pó

1/2 colher (sopa) de noz moscada em pó

1/2 colher (sopa) de louro em pó

1 colher (sopa) de urucum em pó (opcional, para dar mais cor ao tempero)

1 colher (chá) de pimenta caiena (opcional, para quem gosta de um tempero mais apimentado – recomendado para kapha e vata; melhor pita evitar) 

Modo de fazer

Misture bem todos os ingredientes e armazene num pote com tampa. Guarde em local protegido da luz, em temperatura ambiente.

Use 1 colher (chá) nas receitas, ou mais se preferir um sabor mais intenso da masala. Quando possível, acrescente do meio para o fim da preparação.  

Chai masala  

Ingredientes

3 colheres (sopa) de canela em pó

3 colheres (sopa) de gengibre em pó

1 colher (sopa) de cravo em pó

1 colher (sopa) de noz moscada em pó

1 colher (sopa) de cardamomo em pó

1 colher (sopa) de pimenta-do-reino

Modo de fazer

Misture bem todos os ingredientes e armazene num pote com tampa. Guarde em local protegido da luz, em temperatura ambiente. 

Use 1 colher (chá) de chai massala em 1 xícara (chá) de chá mate ou preto (150 ml) com  leite de amêndoa (50 ml). Beba quentinho. Também fica muito bom misturar o chai no chocolate quente.