SUPERALIMENTO

KEFIR DE ÁGUA: A BEBIDA DO BEM-VIVER

TUDO SOBRE OS BENEFÍCIOS E PREPARO DO SUPERALIMENTO


Helen Almeida | Mar 15, 2019

Entre os chamados superalimentos, está o Kefir. Alimento funcional que tem ganhado consumidores por todo o mundo. Conhecido e apreciado por conter propriedades que trazem inúmeros benefícios a saúde, o alimento tem uma história mística e diversas formas de ser consumido. Atualmente, dois tipos de Kefir são conhecidos, o de leite e o de água. Ambos possuem composição microbiana similares, e os processos de produção e produtos benéficos derivados da fermentação também são semelhantes.

Originário das montanhas do Cáucaso, o Kefir era conhecido na antiguidade como a “bebida do profeta”. De acordo com a tradição, os caucasianos afirmavam ter recebido os grãos utilizados para fazer o Kefir do profeta Maomé, que teria recebido de Alá. Assim, os grãos foram passados de geração em geração. A palavra vinda do eslavo Keif, significa “bem-estar” ou “bem-viver” e, até hoje, é consumido em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil.

BENEFÍCIOS DO KEFIR

O Kefir é considerado um alimento funcional que, segundo a ANVISA, é “aquele alimento ou ingrediente que, além das funções nutritivas básicas, quando consumido como parte da dieta usual, produza efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou efeitos benéficos à saúde, devendo ser seguro para consumo sem supervisão médica”.

De acordo com pesquisas, é possível observar que, para além da cultura popular, o Kefir oferece benefícios a saúde quem o ingere. Entre eles, o aumento da absorção de minerais, modulação do sistema imunológico, prevenção de alergias e infecções, prevenção de câncer de cólon, redução do estresse, redução da constipação intestinal, entre outros.

Segundo artigo publicado pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), apesar dos diversos conteúdos sobre Kefir disponíveis na internet, na literatura científica, poucos trabalhos estudaram suas propriedades funcionais em seres humanos. Então, apesar de tantos benefícios, é preciso estar atendo `as informações a respeito da bebida. O artigo também frisa que secularmente, o consumo de Kefir é considerado seguro e terapêutico, entretanto, um maior número de pesquisas poderia ampliar as informações sobre o alimento.  

Foto: fermentedfoodlab.com

 

CULTIVO E PREPARO DO KEFIR DE ÁGUA

Como citado anteriormente, é possível consumir o Kefir de leite ou o de água. Então, existem diferentes maneiras de obter a fermentação da bebida. No caso do Kefir de água, a forma mais comum de fermentação é com açúcar mascavo.

Antes de mais nada, é necessário obter os grãos de Kefir. Dada a prolieferação rápida dos grãos, é possível obtê-los com pessoas que já cultivam. Existem sites que comercializam e grupos nas redes sociais onde os usuários doam o Kefir para outros de sua região. Com os grãos em mãos, é possível realizar o processo. Uma dica importante é utilizar utensílios exclusivos para o Kefir.

Ingredientes  e utensílios:

2 colheres de sopa de Kefir de água

1 litro de água filtrada em temperatura ambiente

1 colher de sopa de açúcar mascavo

1 Pote de vidro

1 colher de pau ( é importante que seja de pau ou plástico para não matar os micro-organismos)

1 peneira de plástico

1 pedaço de pano fino pequeno para tampar (pode ser papel toalha ou qualquer pano com pequenos furos para que o Kefir possa respirar)

Como preparar:

No pote de vidro, coloque a água, o kefir e o açúcar mascavo e misture com a colher de pau. Depois, tampe com o pano ou papel toalha (importante fazer pequenos furos) e deixe fermentar por no mínimo 12 horas e no máximo 48 horas. Depois coe a bebida com a peneira, lave os grãos e refaça o processo. A bebida pode ser guardada na geladeira e utilizada em sucos, vitaminas e outras receitas. Vale lembrar que o Kefir pode ser consumido puro também.

Em pouco tempo os grãos irão se multiplicar e podem ser doados ou congelados.

 

ALGUMAS FORMAS DE CONSUMO DO KEFIR DE ÁGUA

REFRIGERANTE

Ingredientes:

3 colheres de chá de extrato de baunilha;

1 litro de água de kefir.

Como fazer:

Primeiro, produza o kefir e remova os grãos. Adicione o extrato de baunilha no kefir de água e conserve em uma garrafa pet ou em recipiente bem vedado. Deixe fermentando por um período de 24 a 48 horas, em temperatura ambiente. Depois pode colocado na geladeira. Sirva gelado.

 
Foto: fermentedfoodlab.com

 

KEFIR COM ÁGUA DE COCO

Ingredientes:

4 colheres de sopa de grãos de kefir;

1 litro de água de coco natural.

Como fazer:

Adicione os grãos de kefir na água de coco natural. Conserve fora da geladeira durante 24 à 48 horas. Posteriormente, retire os grãos. É possível guardar na geladeira.

 

KEFIR COM INFUSÃO DE ERVAS

Ingredientes:

Um punhado de folhas de urtiga;

Um punhado de folhas de framboesa vermelha;

1 litro de água de kefir;

1 litro de água filtrada.

Como fazer:

Primeiro, prepare o kefir de água e remova os grãos. Na água filtrada coloque as folhas e leve para ferver. Depois de esfriar completamente, misture com o Kefir e sirva.