receita

SOPOU

RECEITA DE SOPA DE TOMATE PARA UM INVERNO QUENTINHO


Eliane Contreras | Jul 05, 2019
Foto: @ernani_mesquita

 

Está aberta a temporada de sopa. Toda sexta-feira, até o fim de julho, vamos publicar uma receita vegana que aquece, espanta a fome e traz uma deliciosa sensação de conforto. Ao todo, serão quatro preparações sugeridas pelo Lapinha Spa, no Paraná. Lá, a alimentação vegetariana faz parte do tratamento oferecido aos hóspedes que chegam em busca de reequilíbrio físico, mental e emocional. E a sopa é coringa no jantar — alimenta sem sobrecarregar o organismo que, à noite, reduz o ritmo das suas funções e, por isso, não precisa de tanta energia. Mas fique à vontade para consumir a receita de hoje, e as próximas, quando preferir e sentir que precisa de algo quentinho no estômago. A sopa de tomate é a primeira. Ela vem acompanhada da receita do caldo de legumes, que será usado em todas as quatro sopas da nossa série.

SOPA DE TOMATE

Ingredientes

2 colheres (sopa) de azeite (ou óleo de soja orgânico)

1/2 cebola cortada em cubos

1 dente de alho picado

10 tomates orgânicos cortados em cubos, com a casca e as sementes

1 pedaço (100 g) de abóbora cabotiá orgânica cortada em cubos, com a casca

1 colher (chá) de sal marinho

1 colher (sopa) de manjericão fresco

2 folhas de louro

1 colher (sobremesa) de orégano

2 xícaras (chá) de caldo de legumes caseiro (receita abaixo)

Modo de fazer

Em uma panela, doure a cebola e o alho no azeite (ou óleo). Acrescente o tomate, a abóbora e, em seguida, o caldo de legumes. Cozinhe até o tomate começar a desmanchar e a abóbora ficar macia. Retire do fogo e espere amornar para bater no liquidificador e virar uma mistura homogênea. Coe e volte para o fogo. Acrescente o sal, o manjericão, o louro e o orégano. Mexa bem e deixe cozinhar por 10 minutos. Sirva em seguida. Sugestão de acompanhamento (opcional): croûton, folhinhas de manjericão e pimenta-do-reino moída na hora. 

Rendimento: 4 porções.

Tempo de preparo: 1 hora.

 
Foto: @ernani_mesquita

 

CALDO DE LEGUMES

Ingredientes

5 talos de aipo (salsão)

1 cebola

8 cravos da índia

1 cenoura

1 tomate

1 talo de alho-poró

2 1/2 litros de água filtrada

1 bouquet garni de ervas frescas (sugestão: folhas do alho-poró, folhas do salsão, manjericão, louro, alecrim)

Modo de fazer

Em uma panela funda, coloque todos os ingredientes e leve ao brando por 30 minutos. Após ferver, retire os legumes (reserve) e guarde o caldo em um recipiente de vidro. Guarde na geladeira (dura dois dias) ou no freezer (dura três meses). Observação: varie os legumes de acordo com sua preferência (ou com as opções que você tiver na geladeira). Dobre a receita ou até triplique para ter uma boa reserva de caldo no freezer.

Sugestão para os legumes reservados: bata no liquidificador com um pouco de água fervente até virar uma mistura consistente (tipo um purê). Passe pela peneira e coloque em forminhas de gelo e leve ao freezer. Use aos poucos para saborizar receitas (risotos, sopas, molhos, cremes).

Rendimento: quase de 2 litros.

Tempo de preparo: 40 minutos.