RECEITAS

PÓS-TREINO VEGANO E PROTEICO

Salgado (funciona como lanche) sugerido pela nossa nutricionista parceira 


LAÍS MURTA | Nov 18, 2019

Uma das maiores dificuldades de quem se exercita com regularidade e opta por uma alimentação com pouca (ou nenhuma) carne é encontrar lanches intermediários com uma boa dose de proteína. Geralmente, as opções se restringem a smoothies ou snacks doces. Então, inspirada nos “salgados maromba”, elaborei um salgado vegano proteico.  

Feita à base de grão-de-bico e tofu, é uma receita com proteína de alto valor biológico (com todos os aminoácidos essenciais) e, por isso, uma boa alternativa para complementar a dieta com o nutriente aliado dos músculos. Além disso, oferece carboidrato complexo, importante para manter a glicemia (nível de açúcar no sangue) estável, e vitaminas do complexo B (presentes no grão-de-bico e na levedura nutricional) essenciais para as reações de geração de energia.

SALGADO VEGANO PROTEICO 

Ingredientes

2 xícaras (chá/400 g) de grão-de-bico cozido

600 g de tofu firme (escorra o soro)

1 medidor (30 g) de proteína vegetal em pó sem sabor

3 colheres (sopa/30 g) de levedura nutricional 

Sal marinho, alho e cebola em pó e cúrcuma a gosto

2 colheres (sopa) de gel de chia (hidrate 2 colheres de sopa da semente de chia com 2 colheres de sopa de água) 

Farelo de aveia misturado com um pouco de levedura nutricional (para empanar)

Modo de fazer

Escorra a água do tofu e coloque um peso (pode ser um prato) sobre ele para drenar todo o líquido. Passe para um processador e bata junto com o grão-de-bico. Transfira para um outro recipiente e junte a proteína em pó, a levedura nutricional, os temperos e o gel de chia. Amasse com as mãos até obter uma massa uniforme. Molde bolinhas e empane no farelo de aveia misturado com um pouco de levedura. Asse no forno preaquecido até dourar. Se quiser, congele o salgado pronto e vá consumindo aos poucos. 

Rendimento: 20 unidades (50 g cada uma).

Tempo de preparo: 40 minutos.