mês do veganismo

PENNE ALLA NORMA PARA UM ALMOÇO DESCOMPLICADO

Receita clássica, na versão vegana, sugerida pela chef de cozinha Thainá Andrade


thaina andrade | Nov 13, 2020

Não fosse o ovo geralmente presente na massa, o clássico penne alla norma já teria  nascido vegano, mas é só você fazer essa troca – procure no mercado um penne sem esse ingrediente na composição. No mais, a receita é simples e o sabor especial. Isso porque a tríade tomate, berinjela e azeitona, regada com uma boa dose de azeite e um gostinho extra do manjericão fresco, combina muito bem com a massa al dente.

A receita foi escolhida pela chef Thainá Andrade, da Casa Raw, em São Paulo, para fazer parte de uma série de delícias, que serão publicadas até o fim de novembro, em comemoração ao mês do veganismo. A primeira, indicada para o café da manhã, foi a dupla pão de frigideira com manteiga vegana. Esta segunda receita, o penne alla norma, é uma ideia para o almoço, mas você também pode preparar durante a semana para um jantarzinho diferente ou quando preferir. É rápida e muito fácil de preparar.  

PENNE ALLA NORMA

Ingredientes

4 xícaras (chá) de penne (sem ovo, com ou sem glúten)

6 tomates italiano bem maduros

5 dentes de alho cortados em lascas (retire o miolinho) 

2 berinjelas

1 cebola cortada em fatias rústicas (meia lua)  

1/2 xícara (chá) de azeitonas verdes sem caroço

1 colher (sopa) de melado de cana 

1/2 xícara (chá) de folhas de manjericão

Talos de manjericão

Sal e azeite extravirgem a gosto

Modo de fazer

Corte os tomates ao meio, na longitudinal (não precisa retirar as sementes e a pele). Disponha-os separadamente em fôrma antiaderente e besunte com o azeite e tempere com o sal. Acrescente os talos de manjericão e leve ao forno preaquecido a 180 ºC por 30 minutos. Quando os tomates estiverem assados, eleve a temperatura para 200 ºC e deixe por mais 10 minutos. Retire do forno e amasse os tomates com um garfo até obter uma pasta rústica. Reserve. 

Corte as berinjelas em cubos médios e mergulhe em um bowl com água e gotinhas de vinagre (evita oxidar).  

Em uma panela com água fervente e temperada com sal, cozinhe o macarrão al dente ou de acordo com as instruções da embalagem. Escorra e reserve.

Em uma frigideira, despeje uma quantidade generosa de azeite e refogue a cebola até ficar macia. Acrescente o alho e, assim que estiver levemente dourado, coloque a berinjela bem escorrida (esprema para sair o excesso de água) e as azeitonas.  

Refogue tudo muito bem, mas sem deixar a berinjela desmanchar. Acrescente a pasta rústica de tomate e o melado. Mexa para envolver todos os ingredientes. Desligue o fogo e coloque as folhas de manjericão por cima. Abafe a frigideira por 2 minutos e junte o macarrão. Misture delicadamente e está pronto para servir. 

Rendimento: 4 porções. 

*Thainá Andrade é chef de cozinha do restaurante vegano e funcional Casa Raw, em São Paulo.