SAÚDE DA CRIANÇA

OS PRIMEIROS 1000 DIAS DA CRIANÇA: OS MAIS IMPORTANTES PARA A SAÚDE DO INTESTINO

Respeitar esse período é a melhor herança que os pais podem deixar para seus filhos


Luna Azevedo | Aug 28, 2020

A partir do momento da concepção até os 2 anos de idade, a criança vive os seus primeiros dias de vida, que, para uma linha de especialistas da medicina e da nutrição, representam os mais importantes para a formação da microbiota intestinal (conjunto de microrganismos que habitam o intestino). Significa que a futura mamãe deve comer saudável durante a gestação se quiser que seu bebê desenvolva uma microbiota saudável. 

E por que é importante uma microbiota saudável desde bebê? Nos mil primeiros dias, ela participa intensamente da definição das características metabólicas, endócrinas e imunológicas que irão acompanhar a criança por toda sua vida. Bem equilibrada, a microbiota também se encarrega de produzir determinadas vitaminas, bloquear agentes infecciosos, regular o humor e favorecer a digestão. Ou seja, a composição e o desenvolvimento corretos da microbiota refletem a saúde de forma geral, na infância e na fase adulta.

Existem outros aspectos importantes na formação da microbiota: genética, saúde materna (antes e durante a gestação), tipo de parto, uso de antibióticos, ambiente familiar e, claro, alimentação da criança. Nem é preciso dizer que os pais devem fazer de tudo para que o bebê receba aleitamento materno exclusivo até o sexto mês e, só então, passe a receber outros alimentos, apresentados aos poucos (veja aqui), como complemento ao leite.  

Se possível, a amamentação deve ser mantida até os 2 anos de idade. Até esse período, compostos do leite materno continuam favorecendo a microbiota, que, então, protege a criança de ganhar peso em excesso no futuro. Os estudos revelaram ainda risco diminuído de distúrbios do metabolismo ósseo e doenças cardiovasculares.

Paralelamente, os pais podem oferecer alimentos prebióticos e probióticos, e uma alimentação equilibrada nos demais nutrientes. Como fazer isso? Monte o prato da criança com legumes, verduras, frutas e grãos variados. Eles também vão ajudar na formação da microbiota e no  desenvolvimento do sistema imune, reduzindo o risco de alergias em geral, além de aumentar  a prevenção contra doenças crônicas, como hipertensão, obesidade e diabetes. 

Já a má nutrição pode causar modificações no DNA e gerar alterações genotípicas e fenotípicas desfavoráveis e que persistem pela vida adulta. Por isso é sempre bom o acompanhamento de um nutricionista, de preferência, ainda nos mil primeiros dias da criança.

*LUNA AZEVEDO é nutricionista materno infantil, atuante em alimentação vegana e vegetariana. 

Referências bibliográficas

Milani C, Duranti S, Bottacini F, et al. The First Microbial Colonizers of the Human Gut: Composition, Activities, and Health Implications of the Infant Gut Microbiota. Microbiol Mol Biol Rev. 2017;81(4):e00036-17. Published 2017 Nov 8. doi:10.1128/MMBR.00036-17

Selma-Royo M, Tarrazó M, García-Mantrana I, Gómez-Gallego C, Salminen S, Collado MC. Shaping Microbiota During the First 1000 Days of Life. Adv Exp Med Biol. 2019;1125:3-24. doi:10.1007/5584_2018_312

Robertson RC, Manges AR, Finlay BB, Prendergast AJ. The Human Microbiome and Child Growth – First 1000 Days and Beyond. Trends Microbiol. 2019 Feb;27(2):131-147. doi: 10.1016/j.tim.2018.09.008

Fasano, A. Outro motivo para incentivar aleitamento materno exclusivo: resiliência do microbioma. J. Pediatr. (Rio J.) vol.94 no.3 Porto Alegre maio/jun. 2018