CARDÁPIO SAZONAL

MAIO É MÊS DE QUE?

É hora de aproveitar a safra de abacate


Gabriella Major | May 13, 2020

A safra de maio chegou repleta de frutas deliciosas e ricas em nutrientes. O caqui, excelente fonte das vitaminas A, C e E, permanece suculento e cheio de sabor. Temos também o mamão formosa, rico em fibras e papaína, sendo um super aliado do bom funcionamento do intestino. E, por fim, o abacate fortuna e o avocado – excelentes em gordura anti-inflamatória, além de funcionar de base para receitas deliciosas, salgadas e doces.

Dica VEGMAG: Valorize produtos da safra. Além de mais nutritivos, os preços são mais acessíveis que em outras épocas do ano. Lembre-se também de higienizar todos os alimentos muito bem. Confira o passo a passo para higienização correta aqui

FRUTAS

Abacate avocado 

Abacate fortuna

Atemoia 

Caqui

Kiwi nacional 

Mamão formosa 

Pera willians

Pêssego estrangeiro americano 

Quincan 

Tangerina pocan 

Uva estrangeira red globe 

LEGUMES

Abóbora paulista / seca 

Abobrinha brasileira 

Batata doce amarela

Batata yacon 

Berinjela 

Cará

Chuchu 

Ervilha comum

Inhame

Jiló

Mandioca 

Mandioquinha

Pepino comum

VERDURAS

Acelga 

Alho poró

Cebolinha

Repolho verde

TIPOS DE ABACATE 

Sabia que existem diferentes tipos de abacate? Só no Brasil são produzidos cinco espécies: breda, fortuna, geada, margarida, ouro verde, quintal e hass (tipo de avocado). Segundo a Associação de Produtores de Abacate do Brasil (ABPA), o fortuna é o que tem a polpa mais adocicada. 

Foto: Associação Brasileira de Produtores de Abacate (ABPA)

Menor que os demais, o hass (avocado) é também o mais cremoso - por isso o preferido na culinária mexicana – e calórico. "O avocado tem menos água na composição e, por isso, apresenta um valor calórico mais elevado. Mas tem a vantagem de oferecer mais fósforo e potássio", explica a nutricionista Augusta Cuper, pós-graduanda em Nutrição Esportiva, do Rio de Janeiro. 

Mas é a gordura boa o nutriente mais importante do avocado e do fortuna, assim como o de todas as outras espécies da fruta. "A gordura do abacate é monoinsaturada, ótima para controlar os níveis de triglicerídeo no sangue e aumentar as taxas do HDL, o “colesterol bom”, além de proporcionar saciedade ao organismo." completa Augusta.