receita leite vegetal

LEITE DE AMÊNDOAS E OUTRAS OPÇÕES VEGANAS AO LEITE DE VACA

5 receitas fáceis com ingredientes vegetais para você fazer em casa


Eliane Contreras | Oct 28, 2020

Preparar seu próprio leite vegetal é muito fácil. Você só precisa colocar algumas oleaginosas (amêndoas, castanha de caju, castanha-do-pará, avelã) ou sementes (gergelim, linhaça) de molho em água filtrada e, no dia seguinte, escorrer, bater no liquidificador com uma nova água e coar em um pedaço de voal (tecido fininho). O resíduo que sobra pode ser aproveitado em receitas de bolos, pães e docinhos ou, ainda, transformado em uma “ricota” temperada. Aqui, você também encontra receitas de leite de coco, aveia e de inhame com castanhas.

Antes, saiba outras vantagens dos leites vegetais. O valor nutricional é bem diferente do leite de vaca, mas qualquer opção vegetal é livre de lactose (substância com grande potencial alergênico) e gordura saturada, além de oferecer vitaminas, minerais e gordura boa. Com exceção dos leites de sementes e de aveia que apresentamos aqui, todas os outros podem ser usados em receitas doces e salgadas ou fazer dupla com o café (experimente bater seu café no mixer com o leite de inhame: fica mega cremoso, como se fosse um delicioso cappuccino). Agora vamos às receitas.

Foto: @eliane_contreras

LEITE DE AMÊNDOAS

Ingredientes

1 xícara (chá) de amêndoas (ou castanha-do-pará ou castanha de caju ou avelã) hidratadas (demolho de 12 horas)

3 xícaras (chá) de água filtrada, de morna para quente

1 pitada de sal

Modo de fazer

Demolho: mergulhe cada parte das amêndoas (ou outra oleaginosa) em duas ou três de água filtrada de um dia para o outro (mantenha na geladeira, de preferência). Escorra, coloque as amêndoas no liquidificador e acrescente as 3 xícaras de água filtrada morna. Se quiser, um leite mais grossinho diminua a quantidade da água. Coloque o sal e bata por 3 minutos. Passe em um pedaço de voal (tecido fininho) espremendo bem. Você também pode usar uma peneira fininha, mas o voal evita que passe qualquer pedacinho das amêndoas. Reserve o resíduo para usar em outras receitas e armazene a parte líquida em garrafas higienizadas e bem fechadas. Dura 4 dias na geladeira e 60 dias no freezer (depois de descongelar, bata o leite novamente no liquidificador para recuperar a cremosidade). Use em receitas doces e salgadas ou consuma puro, bata com frutas, misture no café ou beba puro.  

Rendimento: cerca de 1 litro.

Receita extraída do livro Cozinha Funcional, da nutricionista Cris Tozzo, diretora-fundadora da Escola Natural Chef, em Florianópolis.

LEITE DE COCO

Ingredientes

Polpa de 1 coco fresco

2 litros de água filtrada, de morna para quente

Modo de fazer

Retire a casca mais fina do coco, deixando apenas a polpa (você pode colocar o coco no forno por alguns minutos para facilitar esse processo). Ferva o coco com os 2 litros de água por 10 minutos, espere amornar (não descarte a água) e bata bem no liquidificador. Passe no voal espremendo bem. Guarde o resíduo para usar em receitas e armazene a parte líquida em garrafas higienizadas e bem fechadas. Dura 4 dias na geladeira e 60 dias no freezer (depois de descongelar, bata o leite novamente no liquidificador para recuperar a cremosidade). Use em receitas doces e salgadas ou consuma puro, bata com frutas, misture no café ou beba puro.

Rendimento: cerca de 2 litros.

Receita extraída do livro Cozinha Funcional, da nutricionista Cris Tozzo, diretora-fundadora da Escola Natural Chef, em Florianópolis.

LEITE DE INHAME

Ingredientes

3 inhames grandes (aquele redondo, com casca peludinha)

4 xícaras (chá) de água filtrada (ou mais, se quiser um leite mais ralinho)

½ xícara de castanha-do-pará hidratada (opcional)

Modo de fazer

Cozinhe o inhame (se preferir, retire a casca depois) sem que fique muito mole. Escorra a água e bata o inhame descascado no liquidificador com as 4 xícaras de água filtrada e a castanha-do-pará (opcional). Passe no voal espremendo bem. Guarde o resíduo para fazer patês ou engrossar sopas e armazene a parte líquida em garrafas higienizadas e bem fechadas. Dura 4 dias na geladeira e 60 dias no freezer (depois de descongelar, bata o leite novamente no liquidificador para recuperar a cremosidade). Use em receitas doces e salgadas ou consuma puro, bata com frutas, misture no café ou beba puro.  

Rendimento: cerca de 1 ½ litro.

Receita adaptada do livro Detox Dia a Dia (editora Alaúde), da nutricionista Astrid Pfeiffer. 

LEITE DE SEMENTES

Ingredientes

1/4 de xícara (chá) de linhaça dourada (ou gergelim)

2 xícaras (chá) de água filtrada

4 tâmaras secas sem caroço (ou 1 colher/sopa de uva-passa branca)

1 colher (chá) de canela em pó (ou gotas de extrato natural de baunilha) 

Modo de fazer

Faça o demolho das sementes e das tâmaras: mergulhe na água e deixe por 8 horas, no mínimo. Escorra e coloque as sementes e as tâmaras no liquidificador com as 2 xícaras (chá) de água filtrada. Bata por 2 minutos. Passo no voal espremendo bem. Guarde o resíduo para usar em receitas doces e armazene a parte líquida em uma garrafa higienizada e bem fechada. Dura 4 dias na geladeira e 60 dias no freezer. Bata na vitamina de frutas, acrescente no chá ou beba puro.

Rendimento: cerca de 600 ml.

Receita extraída do livro Cozinha Funcional, da nutricionista Cris Tozzo, diretora-fundadora da Escola Natural Chef, em Florianópolis.

LEITE DE AVEIA

Ingredientes

1 xícara (chá) de aveia em flocos

2 tâmaras secas sem caroço

De 3 a 4 xícaras (chá) de água filtrada

Modo de fazer

Faça o demolho da aveia: coloque os flocos em um bowl, cubra com água filtrada e deixe por 2 horas, no mínimo. Escorra o excesso de água e transfira a aveia para o liquidificador. Acrescente as tâmaras e as 3 ou 4 xícaras de água filtrada. Bata por 2 minutos e passe no voal pressionando bem. Guarde o resíduo para usar em receitas doces e armazene a parte líquida em garrafas higienizadas bem fechadas. Dura até 3 dias na geladeira e 60 dias no freezer (depois de descongelar, bata o leite novamente no liquidificador para recuperar a cremosidade). Use para fazer receitas doces, com mingau e pudim ou, ainda, bata na vitamina de frutas, coloque no chá ou beba puro.

Rendimento: cerca de 1 litro.

Receita adaptada do livro Cozinha Vegana Para Bebês e Crianças (editora Alaúde), da jornalista especialista em alimentação Gabriela Oliveira.