AGROTÓXICOS

HIGIENIZAÇÃO DOS ALIMENTOS: BICARBONATO ELIMINA AGROTÓXICO?

A NOTÍCIA VIRALIZOU, MAS NÃO É BEM ASSIM


Eliane Contreras | Jul 17, 2019

Já faz um tempinho que um estudo americano mostrou que mergulhar as frutas e hortaliças na água com bicarbonato de sódio remove agrotóxicos, e até hoje a notícia aparece nas redes sociais confundindo a cabeça de muita gente. Então vamos lá entender até que ponto essa informação contribui para uma alimentação com menos pesticidas.

Realizado na Universidade de Massachussets (EUA), em 2017, o trabalho concluiu que lavar maçãs por 15 minutos em uma solução de bicarbonato de sódio a 1% diluído em água (10 mg/ml) remove praticamente todo o resíduo de agrotóxicos da superfície das frutas. Um resultado mais eficiente que o de outras substâncias, como soluções comerciais à base de cloro, normalmente utilizadas na higienização de alimentos.

Mas é importante ressaltar que o bicarbonato não remove o agrotóxico que penetra na casca da fruta. Além disso, o estudo avaliou maçãs que receberam apenas dois tipos de pesticidas (tiabendazol e fosmete), aplicados no estágio final do cultivo e, que, após sete dias, dificilmente ainda estão presentes na superfície da fruta. Porém, existe uma gama grande de defensivos que se acumulam de maneira diferente nas frutas e vegetais e que não passaram pelo teste do bicarbonato. “Não podemos dizer que esse procedimento é efetivo para todos os compostos utilizados na agricultura”, alerta a pesquisadora Cláudia Ciscato, do Instituto Biológico da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Conclusão: o estudo americano é verdadeiro, mas parcialmente se considerarmos a realidade das frutas e hortaliças que chegam na nossa mesa. Portanto, as já conhecidas medidas de higienização continuam sendo as mais eficazes e, consequentemente, as mais recomendadas. Acompanhe as orientações da pesquisadora Cláudia Ciscato.

 

1.VERDURAS E LEGUMES 

Faça uma pré-lavagem em água corrente, sem desperdício. “Isso ajuda a remover os agrotóxicos acumulados na superfície desses alimentos”, diz Cláudia. Em alguns casos, é aconselhável também usar uma escovinha para retirar as substâncias acumuladas nas reentrâncias. Em seguida, mergulhe as folhas, os legumes e as frutas, separadamente, em uma solução de hipoclorito de sódio (1 colher de sopa) e água (1 litro) ou, se preferir, use vinagre (2 colheres de sopa) no lugar do hipoclorito. Deixe descansar por 1 minuto (15, no caso do vinagre) e volte a passar na água corrente. “Esse procedimento ajuda no controle de microorganismos”.

2.FRUTAS

Lave até mesmo as frutas que, geralmente, não consumimos a casca (laranja, melão, melancia, abacaxi) para evitar que a faca, usada para descascar e cortar, contamine a polpa com os agrotóxicos presentes na superfície. Também convém retirar a casca de frutas, como goiaba, maçã, pera e pêssego, que foram cultivados com defensivos agrícolas.

MAIS UMA DICA

Prefira os alimentos orgânicos ou com menos agrotóxicos, geralmente, as frutas e hortaliças da época. Cultivados em seu período natural, eles captam melhor os nutrientes do solo em que são plantados e, com isso, crescem sem a necessidade de tanto agrotóxico e adubo químico. Os benefícios vão além da saúde: podem ser sentidos no paladar e no bolso.