ECO FRIENDLY

FAÇA SEUS PRODUTOS DE LIMPEZA

COM POUCOS INGREDIENTES, VOCÊ PREPARA 3 DELES


Helen Almeida | Jul 08, 2019

Quando você faz seu próprio produto de limpeza (é fácil, fácil), reduz gastos, protege sua saúde e, principalmente, adota uma atitude mais responsável em relação ao meio ambiente. Mudanças climáticas, poluição nos oceanos e desastres ambientais são apenas alguns indícios de que o planeta está saturado de tanta substância química lançada na natureza. E os produtos de limpeza estão nessa lista. É só prestar atenção na composição: detergentes e desinfetantes à base de essências artificiais, água sanitária e solventes com elementos tóxicos, só para citar alguns. Mas é possível você produzir fórmulas incríveis, com poucos ingredientes e que vão deixar sua casa limpa e perfumada. Pesquisamos algumas receitas caseiras e selecionamos duas bem simples, mas eficazes até mesmo na faxina pesada. Anote:

1.O PODEROSO LIMÃO

    A apresentadora da GNT e autora do livro Diário de Uma Vegana (editora Globoestilo), Alana Rox, garante que o limão substitui muito bem qualquer desinfetante e deixa um aroma de frescor no ambiente. 

    DESINFETANTE PARA O BANHEIRO

    Ingredientes
    Suco de limão
    Água

    Como fazer
    Misture 1 colher (sopa) do suco de limão para cada 200 ml de água. Coloque em um borrifador. Aplique nas louças (vaso sanitário e pia) e nos azulejos. 

    CLAREADOR DE ROUPA

    Ingredientes
    Suco de limão-taiti

    Como fazer
    Adicione 1 colher (sopa) de suco de limão-taiti para cada litro de água no processo de lavagem. 

    2.CORINGA DA LIMPEZA


    Para a blogueira Cristal Muniz, autora do primeiro livro sobre lixo zero do Brasil, o bicarbonato de sódio é um item indispensável na faxina da casa. Ajuda a limpar, tirar manchas e lustrar. Ela afirma que esta receita de sabão liquido é eficiente para lavar roupas, louça e até higienizar o chão.

    SABÃO LÍQUIDO

    Ingredientes

    3 litros de água

    1 barra de sabão de coco (cerca de 200 g)

    50 ml de álcool 70 ou 90 (100 ml de álcool comum, se você não achar os outros dois)

    3 colheres de sopa (o medidor) de bicarbonato de sódio

    5 ml de óleo essencial da sua escolha (opcional, porque é caro, mas é o que deixa o sabão cheiroso)

      Como fazer

      Coloque a água para ferver em uma panela. Evite as de alumínio, elas podem manchar. Enquanto isso, rale o sabão. Leia a composição do sabão para saber se ele é verdadeiramente de coco. Precisa ter pelo menos algum desses ingredientes: óleo de coco, óleo saponificado de coco, óleo de babaçu. A maioria dos sabões “de coco” não é de coco, e sim de sebo animal. Leia a composição sempre.

      Quando a água estiver fervendo, coloque o sabão e mexa devagarzinho até dissolver tudo. Dica: escolha uma panela grande para o líquido não transbordar quando levantar fervura. Desligue o fogo.

      Coloque o álcool. Eu recomendo o álcool 70 ou 90, mas o 46 também funciona.

      E o bicarbonato de sódio. Nessa hora a mistura vai espumar bastante, por isso é importante escolher uma panela com capacidade maior do que 3 litros de água.

      Deixe a mistura esfriar até ficar morna.

      Se você quiser colocar óleo essencial para dar cheirinho, a hora é agora. É importante esperar a mistura esfriar, senão o óleo essencial vai evaporar todo. Você pode usar basicamente qualquer óleo essencial, mas como a maioria deles é bem cara e rara também, eu recomendo escolher os de frutas cítricas ou os de plantas produzidas no Brasil, como alecrim, capim-limão, citronela, laranja doce, limão, eucalipto. Se quiser adicionar algumas gotas de óleos mais caros, como melaleuca e lavanda, além do cheirinho, você tem o efeito terapêutico desses OEs.

      Misture e deixe descansar por 1 hora.

      Distribua em potes de vidro (como de suco de uva) porque rende os 3 litros.