COMPRAS A GRANEL

DICAS PARA FAZER SUAS COMPRAS A GRANEL

DESCUBRA COMO MONTAR SEU KIT DE COMPRAS E OS CUIDADOS PARA FAZÊ-LAS COM SEGURANÇA


Gabriela Hunnicutt | Jul 14, 2020

Todos sabemos o impacto negativo que o plástico e as embalagens derivadas dele têm causado no nosso planeta, especialmente em nossos oceanos. Com isso em mente, muitos passaram a utilizar as ecobags e alguns estabelecimentos trocaram as sacolas plásticas por sacolas ou saquinhos de papel. É um bom começo mas não é suficiente, porque nossa ecobag e sacola de papel chegam em casa cheios de saquinhos plásticos embalando frutas, legumes, verduras, oleaginosas e todo tipo de alimento processado embalado em plástico. 

Pois bem, como podemos realmente deixar uma pegada sustentável quando vamos às compras? Adotando o velho modelo das compras a granel. Parece trabalhoso e complicado mas é apenas uma questão de hábito que, além de contribuir para a saúde do planeta, contribui também para a nossa já que vamos substituir muitos alimentos processados por comida fresca e de verdade. Cristal Muniz, autora do livro "Uma vida sem lixo" (Editora Alaúde), dá algumas dicas preciosas. Compilamos algumas e fizemos um mix com a nossa própria experiência em casa.

EM PRIMEIRO LUGAR, MONTE UM KIT GRANEL PARA CHAMAR DE SEU.

O que ele deve incluir:

- 1 ecobag grande

- saquinhos de pano de vários tamanhos (vamos mostrar abaixo)

- potes de vidro com tampa

- 1 caneta marcador para escrever nos potes de vidro ou uma etiquetadora

- 1 funil

Agora vamos lá, pra que serve o que e como fazer:

Nos saquinhos de tamanhos variados, você colocará os alimentos de hortifruti, os grãos, cereais, pães etc. Separe os maiores para os produtos maiores e/ou que vai comprar em maior quantidade. E assim sucessivamente. Saquinhos pequenos podem ser reservados para alho ou oleaginosas, por exemplo. Aqui alguns saquinhos que encontramos.

Trio de saquinhos (P, M e G) da marca Positiv.a, feitos com rede de pesca reaproveitadas. Além de facilitar nossas compras, ainda ajuda a livrar os oceanos desse tipo de material. À venda no site da marca por 40 reais.

 

Trio de saquinhos de pano (P, M, G) da marca GRANEL, à venda no Sollis Orgânicos, em Pinheiros, SP. Preço sob consulta.

Em seu livro, Cristal Muniz sugere os saquinhos de tecido transparente (redinha ou voal) e bem levinhos para facilitar a vida dos atendentes que ainda não estão tão habituados com isso e podem se atrapalhar. 

Já os potes de vidro com tampa podem ser deixados para as compras mais difíceis de serem tiradas do saquinho como farinhas, açúcares e temperos. Até porque se você quiser colocar tudo em potes de vidro, vai ficar pesado para transportar, então faça esse mix. Guarde potes de molho, geleias, palmito etc e lave muito bem com água fervendo (higienize sempre depois que ficarem vazios), assim você não precisa comprar potes só para isso. Uma dica é sair de casa já com todos eles marcados ou etiquetados com o que vai dentro de cada um. Você se planeja melhor e só compra o que realmente precisa. Use para isso a caneta marcadora ou etiquetas simples. 

E aí você deve estar se perguntando para que serve o funil. Ele será de grande utilidade quando a atendente do marcado (ou você mesmo) for colocar sementes (por exemplo) em um pote de boca pequena. Será muito mais fácil se você tiver um funil dentro da sua ecobag para facilitar essa operação. 

E agora uma dica preciosa tanto para os saquinhos como para os potes de vidro. Caso o atendente não tenha sido treinado para descontar o peso de um ou de outro, basta ensiná-lo a colocá-los vazios na balança e apertar o botão tara. A balança zera e vai contabilizar somente o peso dos alimentos que você vai colocar depois. As etiquetas com os valores você agrupa na alça do carrinho ou nos próprios saquinhos e apresenta ao caixa na hora de pagar.

Chegando em casa é só higienizar (por fora) os seus potes e guardá-los. Depois é só esvaziar os saquinhos, higienizar o que precisa ser higienizado e guardar nos seus devidos lugares. Os saquinhos, depois de lavados, estão prontos para outra.

AGORA QUE JÁ FALAMOS DA PARTE BOA, VAMOS FALAR EM SEGURANÇA.

Para finalizar, listamos alguns cuidados importantes para não comprar alimentos vencidos ou contaminados.

1. Confira os prazos de validade de cada alimento ou produto que esteja comprando a granel. Se não tiver exposto, peça ao funcionário ou produtor que especifique a data. 

2. Opte por comprar em lugares de grande rotatividade que vão garantir que o alimento não tenha ficado ali exposto por um período excessivo de tempo.

3. Repare se os recipientes estão muito bem tampados e se não há insetos à volta, especialmente no caso de farinhas, sementes e oleaginosas.

4. Confira sempre a procedência e opte por produtores locais. Especialmente em feiras livres onde, às vezes, o cuidado com a higiene no armazenamento e transporte tende a ser menor.

E então, preparado para incorporar esse novo hábito na sua rotina?