BEBIDA SAUDÁVEL

CONHECE O LEITE DOURADO?

A BEBIDA INDIANA QUE ESPANTA O FRIO E 'LIGA' O CORPO.


Eliane Contreras | Jun 05, 2019

O inverno ainda não chegou, mas a queda na temperatura já faz a gente pensar em uma bebida quente para aquecer e confortar o corpo. O golden milk (ou leite dourado) faz mais: combate os radiciais livres e os processos inflamatórios. De origem indiana e bastante usado na medicina Ayurveda, ele também ameniza o excesso de toxinas, aumenta a vitalidade e reforça o sistema imunológico.

A maior responsável pelos vários benefícios da bebida é a curcumina — princípio ativo da cúrcuma, a estrela da receita. “Consumida com regularidade, a curcumina reduz o risco de artrite, artrose e dores nas articulações e musculares, além de prevenir depressão e o excesso de bactérias ruins no intestino”, diz a nutricionista Laís Murta, de São Paulo.

 

Outro ingrediente de destaque é o gengibre que, assim como a cúrcuma, tem um alto poder antioxidante e anti-inflamatório. Ele ainda acelera o metabolismo, o que é bom para aquecer e espantar o friozinho. A canela e a pimenta são mais dois itens do golden milk com ação termogênica. “Eles ‘ligam' o corpo e, por isso, recomendo o consumo da bebida pela manhã”, diz Laís. Porém, muita gente que toma o leite dourado antes de ir para a cama, afirma dormir até melhor. Então faça um teste para saber o horário ideal para você tomar a bebida.

O tipo de leite para acrescentar no golden milk também é uma escolha sua: você pode usar um leite de origem animal ou vegetal — qualquer um deles, amêndoa, castanha… Mas, se possível, prefira o de coco: “Ele aumenta a biodisponibilidade  da curcumina, uma susbtância solúvel em gordura”, explica Laís. Pronto! Agora leve a receita para a cozinha e prepare o seu leite dourado.

GOLDEN MILK 

Ingredientes

1 colher (chá) de cúrcuma (açafrão-da-terra) em pó

1/4 de colher (chá) de gengibre em pó

1/4 de colher (chá) de cardamomo em pó

1/4 de colher (chá) de canela em pó

1 pitada de pimenta-do-reino moída na hora

1 colher (sopa) de mel

2 colheres (sopa) de água fervente

2 xícaras (chá) de leite de coco (ou de leite amêndoa) aquecido

    Modo de fazer

    Em um bowl, misture a cúrcuma, o gengibre, o cardamomo, a canela, a pimenta e o mel. Junte a água fervente e mexa até dissolver os ingredientes. Acrescente o leite de amêndoa. Passe para uma xícara e beba quentinho (se precisar, aqueça).

    Rendimento: 2 xícaras.

    Tempo de preparo: 10 minutos.