AYURVEDA

CONHEÇA AYURVEDA, A MEDICINA GENTIL INDIANA

MARGARETE MOTA FALA SOBRE O ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE AYURVEDA


Helen Almeida | Nov 07, 2018

Acontecerá em São Paulo, entre os dias 9 e 11 de novembro, o Encontro Latino-Americano de Ayurveda, o sistema milenar de medicina tradicional vindo da índia cujo objetivo é restabelecer o bem-estar da mente e do corpo. O evento contará com palestras que abordarão formas de cura de cada sistema, medicina esportiva, cura holística, visão do Ayurveda e doenças crônico-degenerativas, prevenção de doenças e manutenção da saúde, além de apresentar um pouco da cultura indiana para os participantes.

O Ayurveda, apesar de pouco conhecido no Brasil, oferece inúmeros benefícios para os adeptos. Conversamos com Margarete Mota, que é naturologa, terapeuta Ayuverda e organizadora do ELAA, para saber mais sobre as vantagens da técnica e o evento.

O Ayurveda ainda é pouco conhecido pelos brasileiros. Você considera que esse evento pode contribuir para a divulgação dessa medicina no Brasil?

Sim, essa é exatamente a intenção de termos um evento como esse, o encontro Latino-Americano de Ayurveda pelo menos uma vez por ano no Brasil. É justamente democratizar o Ayurveda, fazer ele chegar a mais pessoas e divulgar esse sistema de medicina milenar tão eficiente, tão importante. E mais do que qualquer outra coisa, é um sistema de medicina que usa elementos da natureza como plantas medicinais, óleos medicados, etc. São coisas que nós temos bastante no Brasil. Temos, aliás, em abundância, plantas medicinais que não são caras. O Ayurveda trabalha também com orientação de vida, orientação de dieta adequada. Então, são maneiras muito eficientes, muito baratas e muito práticas de se ter uma qualidade de vida melhor e que as pessoas realmente entendam que é possível chegar a um equilíbrio, chegar a um estado de saúde mais interessante usando esses recursos que o Ayurveda promove. Então sim, o evento tem essa intenção de contribuir para que o Ayurveda chegue a mais pessoas, que ele seja mais conhecido e que as pessoas entendam que a palavra Ayurveda talvez seja muito diferente, muito exótica, que não faz parte do nosso vocabulário, mas o que prega é justamente uma simplicidade muito grande, uma maneira simples e fácil de a gente cuidar da nossa saúde, principalmente de uma forma preventiva e quando a gente sai do equilíbrio, quando a gente adoece o Ayurveda também tem possibilidades, tem ferramentas que nos permitem voltar ao equilíbrio com mais rapidez.

Quais você acredita que sejam as melhores maneiras de contribuir para que a sociedade perceba a necessidade de restabelecer esse bem-estar físico e emocional?

Nós acreditamos que já é bem claro para a sociedade, para o mundo que estamos em um desequilíbrio muito grande, um desequilíbrio planetário, com a natureza, com os outros seres que habitam esse planeta, um desequilíbrio conosco mesmo.  Isso já é muito claro para todo mundo. Nós não estamos bem, não estamos bem fisicamente, não estamos bem emocionalmente. Então, é urgente a gente buscar ferramentas, buscar conhecimento, buscar maneiras de se restabelecer. Eu acho que é muito claro, também, quando a gente caminha, as pessoas que a gente tem contato, familiares, amigos, quando a gente caminha pela rua, se estamos no transporte público, basta a gente olhar para as pessoas, há uma quantidade muito grande de gente muito acima do peso, de pessoas que estão visivelmente fora do equilíbrio. Então, a gente acredita que as melhores maneiras contribuir para que a sociedade perceba a necessidade de reestabelecer o bem-estar físico e emocional é mostrando como é estar no equilíbrio e como é estar no desequilíbrio, porque a gente perdeu a noção disso.  Acho que a gente, está a muito tempo no desequilíbrio que a gente acha que é normal a pessoa estar com sobrepeso ou muito abaixo do peso, a pessoa não dormir bem; é normal a pessoa ter constipação, prisão de ventre ou estar o tempo inteiro 'sai de um resfriado, entra em uma gripe, sai de uma gripe e entra em uma crise de sinusite, sai de uma crise de sinusite e entra em uma inflamação de garganta' ou tem uma digestão muito ruim, ou não consegue digerir certos alimentos, ou tem azia, ou seja, é muito claro o quanto nós estamos fora do equilíbrio. Então, a melhor maneira de a gente contribuir para as pessoas perceberem isso é lembrando que dormir à noite inteira faz parte da saúde, ter um peso proporcional à altura da pessoa, idade, sexo, se é homem ou mulher, digerir bem, que os intestinos funcionem todos os dias. Isso é normalidade, isso faz parte de um bem-estar físico, de um bem-estar emocional. Se a pessoa está fora disso, ela está no desequilíbrio.

Haverá, durante o evento, uma feira aberta e com entrada gratuita. O que o púbico pode esperar desse espaço?

Nós criamos esse espaço da feira, que é aberto ao público e gratuito durante todos os dias do evento, sexta, sábado e domingo, justamente para que as pessoas que não conhecem o Ayurveda tenham acesso a um primeiro contato com o Ayurveda e vejam que é muito simples. Então, o que as pessoas vão encontrar nesse espaço? Elas vão encontrar alguns condimentos, algumas misturas de condimentos que a gente chama de masalas, que são misturas de especiarias que ajudam na digestão, ajudam a equilibrar o organismo para que o intestino funcione bem. Vão encontrar cosméticos ayurvedicos, ou seja, 100% livres de crueldade animal, não foram testados em animais, não tem nada de produtos químicos, ou seja, não vão prejudicar a saúde de ninguém, nem a pele, nem mucosa, nem olhos, nem nada. As pessoas vão encontrar também plantas medicinais brasileiras; é importante a gente conhecer a nossa flora, saber como a gente pode usar as plantas que tem para a nossa saúde e nosso equilíbrio, ou para recuperar a saúde quando a gente perder. Vamos encontrar também óleos vegetais, óleo de gergelim e óleo de gergelim medicado que podem ser usados em questões de articulação, dor, dor muscular. Ghi, que é a manteiga clarificada que pode ser usada para cozinhar e pode ser usada também como tratamento quando a pessoa precisa melhorar a digestão, quando precisa ganhar peso e massa muscular porque está muito debilitada. A manteiga Ghi é um produto que é remédio na Ayurveda, ele serve para várias questões tanto de equilíbrio quanto de cura, então ele não é usado simplesmente para cozinhar, ele é usado também nos tratamentos. Essa manteiga é muito eficiente para ajudar a estabelecer uma boa digestão e funcionamento de intestino. As pessoas também vão encontrar os produtores desses óleos medicados, dessa manteiga Ghi, das masalas, dos cosméticos; elas podem conversar com essas pessoas para entender como são feitos, entender um pouquinho mais para que servem e como usar.

E quais são as expectativas da organização para esses dias de evento?

A primeira expectativa que a gente tem é que tenha público interessado em conhecer o Ayurveda, que tenham esse primeiro contato para desmistificar e ver como a Ayurveda é extremamente simples. É uma palavra diferente do nosso vocabulário, uma palavra que vem do sânscrito, que está muito distante do português, da nossa língua, mas que é extremamente simples, então a intenção dessa área totalmente aberta ao público e que, inclusive, esse ano faz parte da virada zen, que são atividades totalmente gratuitas espalhadas pela cidade para todo mundo justamente pela acessibilidade, é que as pessoas possam ter acesso. Não precisam ser pessoas do universo do Ayurveda ou que pratiquem yoga, ou que já se tratam com Ayurveda, ou que estudam Ayurveda. A nossa expectativa é justamente alcançar um público que não sabe nada do Ayurveda, um público leigo que nunca teve contato e que vai ter esse primeiro contato. O público vai poder experimentar, os visitantes vão poder fazer degustação de alguns alimentos do Ayurveda, de alguns produtos, de algumas masalas. Então é muito interessante que as pessoas, principalmente os leigos entrem em contato. Para quem já conhece o Ayurveda, é maravilhoso, já vão diretamente sabendo o que vão encontrar, o que podem adquirir, para que serve e podem usar para si ou para a família ou para clientes ou amigos.

Muitas palestras e atividades acontecerão durante o encontro. O evento estimulará a troca de conhecimentos e experiências entre os participantes?

Sim, o evento acontece durante três dias.  O palestrante desse evento vem da Índia e tem formações diferentes. Na índia tem muitas universidades que formam médicos da Ayurveda e com tradições diferentes. Inclusive, lá a gente vai ter a presença de pessoas que estudaram de uma forma mais tradicional, o sistema milenar da Índia de educação que é o sistema gurukula, ou seja, que é um aprendizado de mestre e discípulo. Então, vamos ter pessoas com essa formação, vamos ter pessoas da Colômbia e da Argentina que se formaram em seus países e depois foram estudar em lugares diferentes da índia. Vamos ter vários terapeutas brasileiros, médicos brasileiros que também se formaram em lugares diferentes aqui no Brasil e foram para a Índia estudar lá. Estudaram por tempos diferentes, tem gente que estudou mais tempo, gente que estudou menos tempo, terapeutas e médicos que estão praticando Ayurveda já a bastante tempo. Então sim, vai haver uma troca de experiências e de conhecimentos muito grandes e os participantes vão ter essa oportunidade de ter esse contato direto com os palestrantes. A gente deixou depois de cada palestra um tempo para essa interação, para perguntas e respostas, para que eles possam interagir com os palestrantes, tirar suas dúvidas, aprofundar um pouco mais o conhecimento que eles têm sobre Ayurveda. E para os que não conhecem terem um primeiro contato e descobrir o quanto Ayurveda é profundo e ao mesmo tempo é extremamente simples, é um sistema de medicina que a gente costuma chamar de medicina gentil porque é muito gentil com o ser humano, muito gentil com os seres vivos do planeta na realidade.

É possível aprender muito com essa medicina gentil que tem tanto a compartilhar. O Encontro Latino-Americano de Ayurveda é uma ótima oportunidade para se aprofundar no conhecimento da técnica. Para conferir mais informações sobre a programação do evento, basta acessar o site do ELLA 2018.